O Centro de Integração e Inclusão Social (CIS-Guanabara) da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas - abre no sábado, dia 06 de abril, das 10h às 13h, a exposição de gravuras “Agregados” do Grupo de Arte Olho Latino.
A mostra é composta por 30 gravuras sobre tecido em grandes dimensões. A gravura possibilita que o artista faça tiragem da matriz, ou seja, faça a mesma obra mais vezes. A matriz mais usada pelo grupo é a madeira, modalidade técnica conhecida como xilogravura.
Cada um dos artistas fez a sua gravura sendo composta por três partes, para que fossem desmembradas e misturadas às demais partes de outras gravuras, formando assim uma nova obra. Isso explica o título da mostra, pois são obras que podem se multiplicar quando as partes são casadas entre as diferentes peças, formando um trabalho coletivo.
O grupo de artistas faz parte do setor de arte-educação do Museu Olho Latino, com sede na Estância de Atibaia, SP, já expôs em várias cidades e sua atuação é intensa. A primeira mostra desse grupo foi realizada na Galeria da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília, em 1996. Desde então, o Grupo Olho Latino já expôs em mais de 60 mostras realizadas em várias cidades, entre elas, São Paulo (SP), Recife (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Piracicaba (SP) e também no exterior, como em Lima, Peru; La Paz, Bolívia; e Santiago, Chile.
Sobre as obras, Celina Carvalho, coordenadora adjunta do grupo, diz que “as partes soltas das gravuras oferecem inúmeros modos de apresentação e, em cada nova disposição das peças, a obra fica inédita por dar um resultado totalmente diferente da matriz idealizada”.
O Grupo Olho Latino é composto por 12 artistas residentes em cidades do interior do Estado de São Paulo. Todos são formados em Artes. Participam da mostra os seguintes artistas: Alex Roch, Cibele Marion Sisti, Celina Carvalho, Elika Ito, Flávia Bresil Palhares, Lisa França, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Regiane Capp Couto Buccioli, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira e Young Koh.