Gravura Brasileira
 

 
Gravura Brasileira, Bienais Nacionais de Gravura – Olho Latino, é uma publicação pertencente à 5ª Bienal Nacional de Gravura, correspondendo à Ala Histórica sobre as edições realizadas. Trata-se de um livro catálogo informativo, registrando as apresentações e algumas obras que participaram dos eventos, tendo também uma análise sobre as gravuras de 10 artistas que participaram de umas ou mais edições da Bienal.
 
O objetivo desta publicação é servir como referência histórica para a arte da gravura brasileira, já que os eventos realizados pelo Museu Olho Latino são abrangentes e possuem qualidade esmerada, refletindo uma significativa etapa da arte contemporânea nacional.
 
O autor, Paulo Cheida Sans, é o próprio fundador do Museu Olho Latino e curador de seus eventos, cuja conduta curatorial está impulsionando essa instituição cultural como uma das mais promissoras do país a valorizar importantes artistas ao tempo em que projeta novos valores. Nada melhor do que ele mesmo para descrever e informar sobre as Bienais realizadas, escolhendo as imagens e textos para a realização desta publicação.
 
A 5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino - foi realizada de 14 de maio a 25 de junho de 2011 no Museu Olho Latino – Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, na Estância de Atibaia, SP. O evento foi realizado pelo Museu Olho Latino e pela Secretaria de Cultura e Eventos - Prefeitura da Estância de Atibaia - com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural - 2010.