A Bienal Nacional de Gravura - Olho Latino – tornou-se um dos principais eventos do gênero no país. A 1ª Bienal aconteceu no SESC Piracicaba, SP, em 2001. A 2ª Bienal foi realizada no SESC Campinas, SP, em 2003. No ano de 2005 a Bienal deixou de ser oferecida para dar espaço para a mostra Gravura & Brasil que circulou por instituições culturais em várias cidades. Com a parceria do Museu Olho Latino com a Prefeitura da Estância de Atibaia a Bienal se fixou em Atibaia, acontecendo a 3ª e a 4ª nesta cidade nos anos de 2007 e 2009.
 
A 5ª Bienal Nacional de Gravura objetiva mostrar a gravura contemporânea brasileira, expondo obras de artistas residentes em vários Estados e também ser um pólo didático dessa arte, exibindo vídeos sobre artistas gravadores e ou vídeo-arte inspirados na arte da gravura. O evento realizará painéis de profissionais que discutirão pontos pertinentes da gravura no contexto da arte contemporânea. No sentido histórico, será realizada uma mostra especial de parte do acervo de obras participantes das Bienais de Gravura realizadas. A Bienal de Gravura pretende aproximar o público para o entendimento da arte atual possibilitando o conhecimento das variações da gravura no contexto contemporâneo.
 
A 5ª Bienal Nacional de Gravura será inaugurada em 14 de maio, às 20h, e estará aberta à visitação até 25 de junho de 2011, no Museu Olho e Centro de Convenções “Victor Brecheret”, localizados na Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 – Parque das Águas – na Estância de Atibaia, SP.
 
A realização é do Museu Olho Latino e Secretaria de Cultura e Eventos - Prefeitura da Estância de Atibaia - com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural.