O Museu Olho Latino realiza a Bienal do Esquisito desde 2001. Com a implantação deste Museu na Estância de Atibaia, SP, esta cidade passou a sediar a Bienal que será feita em sua 6ª edição. O evento é uma grande mostra de arte contemporânea, reunirá obras das mais variadas técnicas, exibirá vídeo-arte e contará também com a apresentação de performances de vários artistas.

O tema proposto pelo curador Paulo Cheida Sans para esta Bienal 2012 é “A face oculta de um acéfalo” (leia: Manifesto do Curador) que servirá de estímulo para a criação de obras e situações lúdicas e expressivas que enfocam o próprio ser humano, suas angústias e alegrias como estímulo visual. Trata-se de uma abordagem sobre a inexistência do óbvio na sociedade. Os artistas criarão obras plásticas inusitadas de grande teor “humanista” sobre o cotidiano de nosso mundo, mesmo que, muitas vezes, aconteçam em forma de “metáforas” visuais. 

O objetivo geral que move a Bienal do Esquisito é o de gerar reflexões no campo cultural, no sentido de questionar de modo artístico como o homem convive habitualmente com as “esquisitices”.

O que é esquisito agora poderá não ser daqui algum tempo. O que foi normal ontem poderá ser considerado esquisito amanhã. O aspecto do “normal anormal” serviu como motivação inicial para gerar esta Bienal.

A Bienal do Esquisito é um evento destinado à visitação de pessoas de qualquer idade e também àquelas que não conhecem e entendem a arte contemporânea. A finalidade principal da mostra é aproximar o público ao entendimento da arte atual, sem necessitar de grandes explicações e estudos.

A 6ª Bienal do Esquisito será inaugurada no dia 05 de maio, às 19h, no Museu Olho Latino - Centro de Convenções “Victor Brecheret”, situado à Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 – Parque das Águas – Estância de Atibaia, SP.

A realização do evento é do Museu Olho Latino e da Secretaria de Cultura e Eventos - Prefeitura da Estância de Atibaia. É um projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural de 2011.