Catálogo Digital

catalogo nacional gravura brasileira olho latino 2014

Para os artistas

Se você é um artista do Acervo Olho Latino e quer atualizar seus dados, contate-nos aqui.

Seja em desenho, gravura ou arte têxtil, em práticas antigas ou recentes, Marlene Crespo conserva uma identidade própria, e mantém trajetória coerente: figurativa e simbólica, ligada, de alguma forma, às raízes brasileiras, via de acesso ao seu mundo interior. Fluminense de nascimento, Marlene Perlingeiro Crespo iniciou, entretanto, a formação artística em Porto Alegre, fazendo estreia no II Salão do Jovem Desenho Nacional (1965). Participou, a seguir, de várias exposições coletivas, sempre com desenho, como a IX Bienal Internacional de Arte, em São Paulo, e a III Bienal de Ibiza, Espanha...

Continue lendo

Nos anos setenta e oitenta, exerceu esse desenho como ilustração, em publicações alternativas importantes, como os jornais Versus e Movimento, e, na grande imprensa, na Folha de São Paulo.
 
Na década de oitenta, iniciou-se em xilo e linoleogravura. Em 1987, suas gravuras são expostas na Galeria Sesc Paulista, em São Paulo. Seguem-se exposições individuais no interior do Estado (Piracicaba, São Carlos), nos Estados do Rio de Janeiro, Minas e Santa Catarina (Museu de Arte, Florianópolis, 1993). Em 1996, expôs no Centro Cultural de Diadema. Em São Paulo, capital, na mesma época, fez individuais no Estação Vila Bar (Vila Madalena), na Agência Augusta da Caixa Económica Federal, e no Centro Cultural Maria Antônia(1998).
 
Em 1999, publicou no Japão o picture-book "Saci, the Jungle's Elf", com texto e ilustrações de sua autoria. Exposições com as 32 gravuras do livro, e outras da artista aconteceram em grandes bibliotecas e livrarias (Maruzen, Junkudo), de Tókio, Osaka, Kioto, Fukuoka e outras cidades japonesas.
 
A partir de 1993, a artista acrescenta ao desenho e à gravura uma nova técnica: a arte têxtil (bordado), exercida de modo absolutamente livre e pessoal.

  

 
os tres guerreiros marlene crespo
 
Marlene Crespo
Xilogravura
1999
 
Quiumba marlene crespo
 
Marlene Crespo
Calcogravura
1989

    

logo site proac p