Catálogo Digital

catalogo nacional gravura brasileira olho latino 2014

Para os artistas

Se você é um artista do Acervo Olho Latino e quer atualizar seus dados, contate-nos aqui.

Nascido na Lapa (PR), em 1951, Hélio Leites é curitibano por adoção. Amigo de Paulo Leminski e Wilson Bueno, ele cursou xilogravura, monotipia, colagem, desenho e cerâmica. Era poeta multimídia antes de o termo ser banalizado pela mídia. Desde 1974, Hélio participa de diversas exposições/ performances poéticas pelas cidades do Brasil e do exterior, tendo integrado a Bienal Alternativa na Cidade do México...

Continue lendo

Artista de múltiplas linguagens, Hélio sempre teve a arte postal como uma de suas verdadeiras paixões e é conhecido por trabalhar com materiais inusitados, criando performances com caixas de fósforos, retrós de linha, pequenos objetos e, especialmente, botões. Nas primeiras correspondências que me enviou, aliás, o envelope vinha recheado de confete – segundo ele, “um botão de papel”.
 
Além de criador da Assintão (Associação Internacional dos Colecionadores de Botão), Hélio Leites é secretário geral do Fiu Fiuuu Sport Club (já gravou mais de 100 mil assobios de todas as partes do Brasil e do mundo), diretor de Harmonia do GRES Unidos do Botão, coordenador da Campanha Mundial Anti-taxidermismo, secretário geral da Associação Internacional dos Kinderovistas, curador dos museus dos Óculos, da Caixa de Fósforos, do Lápis e do Mini- Presépio, também respondendo pela coordenação do Espaço Lilituc – Galeria de Miniaturas.

  

caixinha de fosfogo helio leites

"Caixinha de 'fosfogo'"
Hélio Leites
Serigrafia
2010

    

logo site proac p