Catálogo Digital

catalogo nacional gravura brasileira olho latino 2014

Para os artistas

Se você é um artista do Acervo Olho Latino e quer atualizar seus dados, contate-nos aqui.

Dulce Osinski nasceu em Irati, PR, em 1962. Concluiu os cursos de Pintura e Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em 1983. Realizou estágio de pós-graduação em gravura na Academia de Belas Artes de Cracóvia, Polônia, durante os anos de 1985 a 1987, e curso de aperfeiçoamento em arte-educação na Universidade do Tennessee em Chattanooga, USA, em 1995. É Mestre em Educação e professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, tendo ocupado o cargo de Coordenadora de Cultura daquela Instituição de 1998 a 2002.

Continue lendo

Desde 1999 coordena o Projeto de Extensão Oficina Permanente de Gravura, tendo coordenado e ministrado diversos cursos ligados à área e organizado exposições coletivas dos participantes da Oficina desde então. Realizou diversas exposições individuais, destacando-se as na Fundação Cultural do Distrito Federal, em Brasília, e Fundação Catarinense de Cultura, em Florianópolis, em 1985; no Clube Internacional da Imprensa e Livro, em Jelenia Góra, Polônia, em 1987; no Solar do Barão, Fundação Cultural de Curitiba, em 1988; no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em Curitiba, em 1988 e 1990; nas Galerias Banestado de Ponta Grossa, Londrina e Curitiba, em 1988, 1991 e 1992; na Galeria Oswaldo Goeldi, Funarte, Brasília, em 1989; na Fundação Cultural de Pelotas, em 1992, na Sala Miguel Bakun, Cosem, Curitiba, em 1996; no Museu Alfredo Andersen, em 1999 e na Sala Theodoro de Bona, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em 2001.
 
Dentre as inúmeras participações em exposições coletivas, merecem citação: Coletiva de Gravadores Brasileiros da Casa da Gravura em Middletown, Ohio, USA, e em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, em l984; Galeria Puste Blumen, Berlin Ocidental, e Semana da Cultura Brasileira, em Rzeszów, Polônia, em l986; Exposição de dois artistas no Dom Polonii, em Varsóvia, Cracóvia e Warka, Polônia, em 1987; 1° Encontro Internacional de Gravura de Montevidéu, Uruguai, em 1988; Himeji City Museum of Art, em Himeji, Japão, em 1989; 2ª Bienal de Gravura de Amadora, Portugal, em 1990; Miniart 91, em Olofström, Suécia, em 1991; The 17th Internacional Exhibition of Prints in Kanagawa, Japão, Pintores Brasileiros na Wspólnota Polska, Varsóvia, Polônia, e Arte Contemporânea Brasileira, Mairie de Massy, França, em 1992; Panorama da Arte Atual Brasileira/93, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1993; Bienal Internacional de Gravura de Lubliana, Eslovênia, em 1995; Projeto Tamarind, Exposição Itinerante, no MAC Ibirapuera, São Paulo, SP, no Espaço Cultural Bandep, Recife, PE, no Parque Lage, Rio de Janeiro, RJ e no Atelier Livre, Porto Alegre, RS; Gravadores Contemporâneos do Paraná, Paço Imperial, Rio de Janeiro, em 1997; e Acervo Contemporâneo Curitiba. Solar do Barão. Fundação Cultural de Curitiba, PR. Além disso participou de diversos salões nacionais, dentre eles o Salão Paranaense, Mostra do Desenho Brasileiro, Mostra da Gravura - Cidade de Curitiba, e Bienal da Gravura de São José dos Campos.
 
Conquistou diversos prêmios: na VIII Mostra do Desenho Brasileiro, no II Salão de Arte Religiosa PUC-PR, no 47° Salão Paranaense, na X Mostra da Gravura - Cidade de Curitiba, e na 1ª Mostra Nacional de Gravuras de São José dos Campos. Possui obras em acervos de museus e instituições, entre eles o Museu de Artes de Santa Catarina, o Museu de Artes do Distrito Federal, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, o Museu Metropolitano de Arte de Curitiba, o Museu da Gravura - Cidade de Curitiba, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, e a Australian National Gallery de Camberra, Austrália, o State Museum em Majdanek, Polônia, e a Universidade Federal do Paraná. MUSA - Museu de Arte, em Curitiba, PR.
 
É autora de diversos textos publicados, entre eles o livro "Arte, História e Ensino: uma trajetória", tendo também produzido artigos para revistas especializadas e capítulos em livros como o intitulado "Festival de Inverno da UFPR: 11 anos de cultura, arte e cidadania". Atua como ilustradora, tendo diversas participações em publicações. Ilustrou os livros infantis "O amigo do amigo invisível", de Monica Mazzoni, "Bichionário", de Nilson Machado e "Mas que bicho lagartixo", de Sílvia Orthof, o qual recebeu indicação de melhor ilustração para o prêmio Jabuti. Participou também com ilustrações para a Revista do Concurso Nacional de Contos, além de ter ilustrado o livro Vida e Movimento, de Milena Morozowicz.

  

sem titulo dulce osinski

sem título
Dulce Osinski
Monotipia
2004

    

logo site proac p