Museu Olho Latino realiza a 7ª Bienal do Esquisito no Brasil e no Peru

convite o espantalho que não mente el espantapajaros que no miente 7ª bienal do esquisito VII 7 museu olho latino paulo cheida sans
(clique na imagem para ampliar)
 

O Museu Olho Latino, especializado na arte da gravura, fundado e dirigido pelo casal de artistas campineiros, Celina Carvalho e Paulo Cheida Sans, faz a 7ª Bienal do Esquisito de modo simultâneo no Brasil e no Peru.

Em Atibaia, SP, cidade em que o Museu Olho Latino tem sede de exposições, o evento com o tema “A mente do espantalho que não mente” foi aberto no último sábado, exibindo videoartes e contando também com a apresentação do Grupo da Academia Brasileira de Harpas.

Em Lima, no Peru, a versão do evento tem a temática “O espantalho que não mente” e será aberta em 09 de novembro na Galeria Tarsila do Amaral no Centro Cultural Brasil – Peru da Embaixada Brasileira com expositores peruanos e brasileiros.

Para o curador Paulo Cheida as duas mostras se completam e, ao mesmo tempo, são independentes. Diz que desde a primeira edição, realizada em 2001, os temas que encabeçam as edições da Bienal do Esquisito causam estímulo entre os artistas participantes e os visitantes. Temas como “A moda da antimoda”, a “Emenda da churrasqueira”, o “Enterro da sardinha”, a “Poética do nada”, o “Aqui já é lá!” e “A face oculta de um acéfalo” trouxeram uma sinergia para a sequência da Bienal que tem como objetivo unir o público infantil, adolescente e adulto para conhecer e vibrar com a criatividade.

Na sequência das edições, a Bienal do Esquisito tem se consolidado como um significativo marco da arte contemporânea por mostrar a arte atual de modo inusitado, descontraído e com qualidade artística merecedora de apreciação.

A Bienal deste ano é a concretização de um projeto de produção artística iniciado no ano passado pelo Coletivo Olho Latino. O desenvolvimento deste projeto começou na Chácara Olho Latino com obras tridimensionais e depois contando também com obras bidimensionais. O projeto foi ampliado com a participação de mais artistas e com a participação da artista peruana Olga Flores, responsável pela apresentação desta Bienal em Lima.

O evento reúne obras de artes visuais feitas em variadas técnicas, tendo a gravura em evidência sendo mostrada de forma expandida em suportes diversos.

Em Atibaia, o convidado especial Hélio Schonmann participa ao lado dos seguintes participantes brasileiros: Fabiano Carriero, João Bosco de Oliveira, Mathias Reis, Márcio Zago, Valner Cintra e Cia. Talagadá - Teatro de Formas Animadas. Do Coletivo Olho Latino participam: Alex Roch, Bruno NITZ, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Lari Leite, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Suely Arnaldo e Tiago Rego. Há também a participação por vídeo dos professores artistas da PUC Peru.

Em Lima, além das obras dos artistas do Coletivo Olho Latino, participam também os professores artistas da Especialidad de Grabado de la Pontificia Universidad Católica del Perú: Zoila Reyes, Diego Girao, Karla Zorrilla, Ana Galina Paredes, Miguel Torres, Carolina Salinas, Olga Flores e Cristina Dueñas.

A Diretora Rose Falcão do Centro Cultural Brasil – Peru disponibilizará, na ocasião da abertura da Bienal, o livro Mix Literário Brasil – Peru com textos de escritores brasileiros e peruanos, que conta com a capa e ilustrações feitas por Paulo Cheida.

A 7ª Bienal do Esquisito reforça um elo entre dois países Latinos, ficando Atibaia e Lima protagonistas de um evento que merece ser apreciado.

O evento em Atibaia acontece no Museu Olho Latino e Centro de Convenções e eventos “Victor Brecheret” à Al. Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511. No Peru, em Lima, acontece no Centro Cultural Brasil – Peru na Calle Atahualpa, 390 – Miraflores.

Nos dois locais as mostras acontecem até 30 de novembro com entrada gratuita.

 

Convite MIX literario livro arte brasil peru paulo cheida sans
(clique na imagem para ampliar)

 

Serviço:

Evento: 7ª Bienal do Esquisito.

Curadoria: Paulo Cheida Sans.

Expositores: Coletivo Olho Latino e professores artistas da Especialidad de Grabado da Pontifícia Universidad Católica del Perú.

Em Atibaia: Período da mostra: 04 a 30 de novembro de 2017.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Local: Museu Olho Latino e Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Estância de Atibaia, SP.
Entrada Gratuita.

Em Lima, Peru: Período da mostra: 09 a 30 de novembro de 2017.
Visitação: de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 19h30; sexta-feira, das 7h30 às 19h30; sábado das 9h às 19h30.
Local: Galeria Tarsila do Amaral do Centro Cultural Brasil – Peru da Embaixada do Brasil.
Endereço: Calle Atahualpa, 390 – Miraflores – Lima, Peru.
Entrada Gratuita.