Avessos de Hélio Schonmann em exposição na cidade de Campinas

gravura helio schonmann
Xilogravura de Hélio Schonmann.
 
Campinas: A mostra individual do artista Hélio Schonmann intitulada ”Avessos – Interlocução entre linguagens: obras gráficas, pictóricas e tridimensionais” está em exposição de 18 a 29 de agosto de 2014 na Galeria de Arte da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, situada no Centro de Linguagem e Comunicação, prédio H7, no Campus I.

O título da mostra está baseado na sintonia das linguagens visuais bidimensionais e tridimensionais. O artista cria suas obras em suportes variados lidando com o desenho e a gravura em papel, com a pintura oriunda de procedimentos mistos e com a tridimensionalidade. Na pintura utiliza a juta como fundo da tinta à óleo. Suas figuras nascem das relações entre os valores táteis e visuais, explorando a volumetria de espaços e a espacialidade de volumes.

Nos objetos, interior e exterior interpenetram-se numa arquitetura de planos articulados por uma argamassa cromática, constituída por tons de terra, areia e carvão, prensados sobre espessa pasta adesiva com pigmentos.

A mesma argamassa é utilizada na realização de pinturas planas, formando obras que remetem à linguagem do afresco, tendo como característica a superfície de reboco sólido.
 
pintura helio schonmann
Pintura de Hélio Schonmann.

Na xilogravura, a incisão inspirada pela fibra da matriz de madeira constitui ponto de partida gráfico, gerando um desenho que emerge forma e luz.

Em todos os trabalhos, a abordagem narrativa é fortemente marcada pela recorrência da figura humana em sintonia com diferentes paisagens que lhe servem de abrigo.

Ação e inação, exposição e ocultamento, cheio e vazio, imagem volumétrica e fantasmagoria - tudo se desdobra em seu contrário. Nesse jogo de avessos, convergem os múltiplos percursos da reflexão poética.

Para Paulo Cheida Sans, professor do Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas, “Hélio Schonmann é um multi artista, por criar em diversos materiais e possiblidades técnicas e pela sua atuação como curador em importantes mostras”.

Hélio frequentou os ateliês de Raphael Galvez, Antônio Cabral e Antônio Carelli, bem como o Ateliê de Livre Criação em Artes Plásticas do Museu Lasar Segall, onde se tornou, posteriormente, orientador (de 1979 a 1983). Coordena eventos colaborativos de arte pública e realiza curadoria de mostras coletivas.
 
helio schonmann
Hélio Schonmann.

O artista estará à disposição do público para um bate papo sobre o seu processo criativo no próximo dia 21 de agosto, às 20h, no recinto da exposição.

A mostra Avessos do artista Hélio Schonmann poderá ser visitada até 29 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h e Tdas19h às 21h na Galeria de Arte da Faculdade de Artes Visuais - Prédio H 7 – CLC - Campus I da PUC-Campinas – Rodovia “D. Pedro I” – Km 136.
 
 
Exposição: Avessos – Interlocução entre linguagens: obras gráficas, pictóricas e tridimensionais (Mostra individual de Hélio Schonmann)
Período da mostra: de 18 a 29 de agosto de 2014
Encontro com o artista: 21 de agosto às 20h.
Local: Galeria de Arte da Faculdade de Artes Visuais – CLC – PUC-Campinas.
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h e das 19h às 21h.
Endereço: Prédio H 7 – CLC - Campus I da PUC-Campinas – Rodovia “D. Pedro I” – Km 136 – Campinas, SP.

 

fonte: Portal Olho Latino