Informativo
Cadastre seu e-mail para receber o Informativo do Portal Olho Latino com atualizações.



Última atualização: 07/03/2017
 
*seção: Destaques -
"APAP no MAC: Paulo Cheida Sans dá entrevista para "Em Cena" - Jornal da EPTV (Rede Globo)"

*seção: Destaques -
"Paulo Cheida Sans participa de mostra da APAP no MAC Campinas"

 
Atualização anterior:
 
*seção: Destaques -
"Paulo Cheida Sans participa de mostra no Museu de Arte Contemporânea em Curitiba"

*seção: Destaques -
"Paulo Cheida Sans participa de mostra no Memorial da América Latina em São Paulo"

  

 

  

Veja: Confira a matéria sobre a exposição da APAP - Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo - no MAC Campinas com a entrevista de Paulo Cheida Sans no "Em Cena" do Jornal da EPTV 1ª Edição (de 04 de março de 2017).
Vale conferir a bela mostra!
Para mais informações sobre a exposição, acesse o release "Paulo Cheida Sans participa de mostra da APAP no MAC".

 

Exposição: Mostra da APAP - Associação Profissional de Artistas de São Paulo
Período da mostra: 24 de fevereiro a 19 de março de 2017.
Local: Museu de Arte Contemporânea “José Pancetti”.
Endereço: Rua Benjamin Constant, 1633, Centro, Campinas.
Horário de visitação: de terça a sábado, das 10h às 18h, quinta das 10h às 22h e domingos e feriados das 11h às 15h. Entrada gratuita.
Organização e apoio: APAP e Oca – Oficina de Criatividade e Arte.
Realização: MAC Campinas e Secretaria de Cultura da Prefeitura de Campinas.

 

 

Vista parcial apap macc paulo cheida sansVista parcial da mostra.
 

Campinas: A mostra da APAP – Associação Profissional de Artistas de São Paulo - está em exposição de 23 de fevereiro a 19 de março no Museu de Arte Contemporânea de Campinas. É uma mega exposição que reúne cerca de 150 obras de 61 artistas nas mais variadas possibilidades técnicas das artes plásticas. Pinturas, desenhos, gravuras e esculturas ocupam as salas expositivas do Museu, configurando a mostra numa verdadeira “aula” para a apreciação estética e visual.

A APAP foi fundada em 1981 e em sua trajetória tem atuado como um fórum de reflexão e discussão sobre temas relevantes para o exercício da profissão do artista plástico, além de colaborar com a expansão da arte e da cultura. No texto de apresentação da mostra, a diretoria da APAP menciona que “a verdadeira Arte é aquela que nasce no coração dos artistas e materializa-se em razão de seus sonhos, anseios e necessidades filosóficas”.

Artistas da APAP na abertura da mostra macc paulo cheida sansArtistas da APAP na abertura da mostra.
 

Entre os artistas falecidos que fazem parte da história da Arte Brasileira e que pertenceram à APAP estão Alberto Teixeira, Antonio Henrique do Amaral, Arcangelo Ianelli, Ivald Granato e Marcelo Grasmann.

Entre os participantes da mostra está Paulo Cheida Sans, curador do Museu Olho Latino (Atibaia, SP). Para Paulo “esse é um momento especial para a APAP, pela qualidade da mostra, e para o MAC Campinas, por proporcionar a oportunidade para o público apreciar uma exposição com tantos talentos ao mesmo tempo”. Cheida diz ainda que se sente muito honrado de ser um dos membros da APAP.

Paulo Cheida Kaneko Alcindo Moreira Filho e alunos de Artes
Paulo Cheida Sans, Kenichi Kaneko, Alcindo Moreira Filho e alunos de Artes.
 

A mostra no MAC Campinas configura uma representação da primeira estirpe de artistas de São Paulo. Participam os seguintes expositores: Adélio Sarro, Alcindo Moreira Filho, Ana Alice Francisquetti, Andréa Barata, Angelo Milani, Aprigio, Astrid Salles, Bia Black, Caciporé Torres, Cássio Lázaro, Cecilia Macedo, César Romero, Chris Trucco, Christina Parisi, Cirton Genaro, Diana Martire, Dircéa Mountfort, Eiji Yajima, Everson Fonseca, Fátima Lourenço, Francisco Baratti, Gersony Silva, Gilberto Salvador, Gonzalo Fonseca, Gracita Bueno, Guilherme de Faria, Hannelore Jacobowitz, Heloize Rosa, Ida Zami, Ines Benou, Isabel Pochini, Joedy Marins, Kenichi Kaneko, Leila de Sarquis, Lílian Arbex, Luis Bayón, Luis Sun, Marco São Pedro, Marcos Rizolli, Maria Villares, Marilzes Petroni, Marli Takeda, Meiri Levin, Miguel de Frias, Nelson Bavaresco, Nelson Screnci, Nicolai Dragos, Nino Millán, Norberto Stori, Paulo Cheida Sans, Percival Tirapeli, Roberto Giannecchini, Ronaldo Gifalli, San Bertini, Sara Goldman Belz, Taro Kaneko, Valdir Rocha, Vanda Ramirez, Walter Miranda, Walter Tommasi e Yone Di Alerigi.

A mostra da APAP pode ser visitada até 19 de março, no Museu de Arte Contemporânea “José Pancetti”, localizado à Rua Benjamin Constant, 1633, Centro, em Campinas, de terça a sábado, das 10h às 18h, quinta das 10h às 22h e domingos e feriados das 11h às 15h.

 convite apap macc paulo cheida sans
(clique na imagem para ampliar)
 

Exposição: Mostra da APAP - Associação Profissional de Artistas de São Paulo
Abertura da mostra: 23 de fevereiro, às 19h.
Período da mostra: 24 de fevereiro a 19 de março de 2017.
Local: Museu de Arte Contemporânea “José Pancetti”.
Endereço: Rua Benjamin Constant, 1633, Centro, Campinas.
Horário de visitação: de terça a sábado, das 10h às 18h, quinta das 10h às 22h e domingos e feriados das 11h às 15h. Entrada gratuita.
Organização e apoio: APAP e Oca – Oficina de Criatividade e Arte.
Realização: MAC Campinas e Secretaria de Cultura da Prefeitura de Campinas.

 

 
MAC PR
Museu de Arte Contemporânea do Paraná.
 

Curitiba: O curador do Museu Olho Latino, Paulo Cheida Sans, participa da mostra “Gravuras – poéticas e técnicas diversas” no Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Paraná em Curitiba. A mostra, inaugurada em 1º de setembro, está aberta para visitação até 30 de outubro.

O MAC Paraná foi inaugurado em 1970. O acervo do museu detém mais de 1500 obras de diversos artistas plásticos do país adquiridas por meio de compras e doações de colecionadores particulares.

Vista parcial da montagem - Gravura de Paulo Cheida na esquerda
Vista parcial da montagem.

A exposição “Gravuras – poéticas e técnicas diversas” tem origem em um segmento de obras do acervo e apresenta, de forma didática, a técnica e o início da gravura de arte  no Brasil e no Paraná. A mostra reúne gravuras de artistas expressivos de renome nacional. Além de Paulo Cheida participam: Poty Lazzarotto, Darel Valença, Lívio Abramo, Orlando da Silva, Renina Katz, Fayga Ostrower, Gilvan Samico, Newton Cavalcanti, Violeta Franco, Fernando Calderari, Danúbio Gonçalves, Uiara Bartira, Denise Roman, Mazé Mendes, Paul Garfunkel, Domicio Pedroso, Juliane Fuganti, Guita Soifer, Tomie Ohtake, Jussara Age, Carlos Eduardo Zimmermann, Francisco Stockinger, Zoravia Bettiol, Elvo Benito Damo, Cícero Dias, Volpi, Marcelo Grassmann, entre outros.

Para Paulo Cheida, “é muito gratificante expor no MAC Paraná juntamente com importantes artistas da história da arte brasileira”. O MAC Paraná tem se destacado por manter uma programação significativa e por valorizar e divulgar o seu acervo em exposições tanto em seu setor expositivo quanto em mostras itinerantes.

 

Exposição: “Gravuras – Poéticas e Técnicas diversas - mostra do acervo”.
Período da mostra: de 1 de setembro a 30 de outubro de 2016. Entrada gratuita.
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado e domingo, das 10h às 16h.
Local: Museu de Arte Contemporânea do Paraná.
Endereço: Rua Desembargador Westphalen, 16. Curitiba, PR.
 
 
Galeria Martatraba
Galeria Marta Traba no Memorial da América Latina
 

São Paulo: A Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo apresenta a exposição “APAP 35 anos de Arte”, com cerca de 75 obras em várias modalidades técnicas, bi e tridimensionais, na Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina em São Paulo. A abertura da mostra acontece no dia 7 de outubro (sexta-feira), às 19h, e as visitações poderão ser feitas do dia 8 ao dia 6 de novembro.

É uma mostra comemorativa da APAP de seus 35 anos de atuação em pró da arte e da cultura. Fundada em novembro de 1981 por 29 artistas, a Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo tornou-se um fórum de reflexão e discussão sobre temas relevantes para o exercício da profissão do artista plástico e de toda manifestação positiva para a afirmação da categoria.

Paulo Cheida Pintando
Paulo Cheida Sans pintando.

A Associação tem em sua história a participação de grandes nomes da arte brasileira, como os artistas falecidos: Arcangelo Ianeli, Antonio Henrique Amaral, Tomie Ohtake e muitos outros. Desde a sua fundação a entidade tem marcado presença como um polo significativo da arte nacional. A gestão atual é presidia por Walter Miranda, tendo como vice o artista Cirton Genaro.

Entre os participantes da mostra está Paulo Cheida Sans, curador do Museu Olho Latino (Atibaia, SP). Para Paulo “esse é um momento especial para a APAP, pela qualidade da mostra, e para o Memorial da América Latina por proporcionar a oportunidade para o público apreciar uma exposição com tantos talentos ao mesmo tempo, sendo que cada artista tem uma presença marcante no cenário artístico”. Cheida diz ainda que se sente muito honrado de ser um dos membros da APAP.

Obra Entrar
Obra de Paulo Cheida Sans.

Os artistas participantes são: Adélio Sarro, Agi Straus, Alcindo Moreira, Ana Alice Francisquetti, Angelo Milani, Aprigio, Astrid Salles, Barbara Spanoudis, Bia Black, Caciporé Torres, Cássio Lázaro, Cecilia Macedo, César Romero, Chris Trucco, Christina Parisi, Cirton Genaro, Coca Rodriguez, Diana Martire, Dircéa Mountfort, Eiji Yajima, Evandro Carlos Jardim, Everson Fonseca, Fátima Lourenço, Fernando Ekman, Francisco Baratti, Gersony Silva, Gonzalo Fonseca, Gracita Bueno, Guilherme de Faria, Hannelore Jacobowitz, Hedva Megged, Heloize Rosa, Ida Zami, Ines Benou, Isabel Pochini, Joedy Marins, Kenichi Kaneko, Leila de Sarquis, Lílian Arbex, Lily Simon, Luis Bayón, Luis Sun, Marco São Pedro, Marcos Rizolli, Maria Bonomi, Maria Villares, Marilzes Petroni, Marli Takeda, Meiri Levin, Miguel de Frias, Nelson Bavaresco, Nelson Screnci, Nicolai Dragos, Nícolas Vlavianos, Nino Millán, Norberto Stori, Paulo Cheida, Percival Tirapeli, Roberto Giannecchini, Ronaldo Gifalli, San Bertini, Sara Goldman Belz, Taro Kaneko, Valdir Rocha, Vanda Ramirez, Walter Miranda, Walter Tommasi, Yone Di Alerigi, Yutaka Toyota e Zélio.

A Galeria Marta Traba fica aberta de terça a domingo, das 9h às 18h. A entrada é gratuita. A Fundação do Memorial da América Latina está localizada na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, na Barra Funda, em São Paulo.

convite memorial da america latina
(clique na imagem para ampliar) 

 
Exposição: “APAP 35 anos de Arte”
Abertura: 07 de outubro, às 19h
Data: 08 de outubro a 06 de novembro
Visitação: terça a domingo, das 9h às 18h
Local: Galeria Marta Traba da Fundação Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo, SP.
Entrada: Gratuita