Informativo Olho Latino
Cadastre seu e-mail aqui para receber o Informativo Olho Latino com novidades e atualizações.



Revista Olho Latino nº 30
Banner
Paulo Cheida Sans
Museu Olho Latino
museu olho latino p
 Museu Olho Latino
 
Mezanino do Centro de Convenções "Victor Brecheret".
 
Visitação: de terça a sábado, das 09h às 17h.
 
Endereço: Al. Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Parque das Águas - Estância de Atibaia, SP.
 
Telefone: (11) 4412-3287

Conheça Atibaia
Última atualização:26/07/16
 

A consagrada artista Fúlvia Gonçalves expõe no Museu Olho Latino

  
 Fúlvia Gonçalves.
 

A mostra Humanidade da artista Fúlvia Gonçalves está em exposição de 17 de março a 14 de abril de 2012 no Museu Olho Latino, situado no mezanino do Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, em Atibaia, SP. A curadoria é do prof. Dr. Paulo Cheida Sans.

A presente mostra é composta por 13 gravuras que foram doadas ao Acervo Olho Latino. São obras inéditas que estão sendo mostradas pela primeira vez e datam de 1978. Para Paulo Cheida, “esse lote de obras doadas pela artista ao Acervo do Museu Olho Latino, dignifica ainda mais a rica coleção que já é uma das principais da América Latina na área da gravura”.

As gravuras foram feitas sem a intenção de tiragem e algumas delas tiveram apenas uma única cópia original. Fúlvia mudou-se de Ribeirão Preto para Campinas para ser docente na Unicamp, lecionando pintura e gravura em cursos de extensão a partir de 1976. Chefiou o Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes, nas áreas de Comunicação Visual e Artes Gráficas. Participou na criação e implantação dos cursos de graduação e pós-graduação da Unicamp, de 1976 a 1992, defendendo a sua tese de doutorado em 1988.

 

Gravura de Fúlvia Gonçalves.
 

Fúlvia Gonçalves é uma artista com produção intensa, tendo feito várias pinturas, aquarelas, painéis em grandes dimensões como os que constam nos prédios do CAISM – Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher na Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, SP, e registrou a sua competência criativa em inúmeras obras, como no livro “Testemunhos do Passado Campineiro” que contou com suas ilustrações e texto de Benedito Barbosa Pupo, pela editora da Unicamp.

 

 
Confira o vídeo da mostra

 

Nascida em Pedreira, SP, a artista é citada em dicionários de artes como o “Dicionário Crítico da Pintura no Brasil”, do autor José Roberto Teixeira Leite. Suas obras podem ser encontradas em acervos nacionais e internacionais, incluindo o de Michel Lacluite, historiador e ex-curador do Museu do Louvre, em Paris. Recebeu em Milão, na Itália, o “Prêmio Presence” no Salão do Museu de Arte, Ciência e Técnica Leonardo da Vinci. Participou de exposições individuais, coletivas e salões nacionais e internacionais, como Bienal, Paço das Artes e SESC em São Paulo, Museu de Arte Moderna (MAM) e FUNARTE no Rio de Janeiro, MARP – Museu de Arte e Galeria de Arte Jardim Contemporâneo em Ribeirão Preto, Museu de Arte Contemporânea e Galeria de Arte da Unicamp em Campinas, Milão na Itália, Genebra e Lausanne na Suíça, Montevidéo no Uruguai e Buenos Aires na Argentina.

Humanidade, gravuras de Fúlvia Gonçalves pode ser visitada até 14 de abril, de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, na Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511, Parque das Águas, na Estância de Atibaia, SP.

 
 
(clique na imagem para ampliar)

     

Conheça mais o trabalho da artista:
 

 

Exposição: "Humanidade" – Gravuras de Fúlvia Gonçalves
Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Período da mostra: 17 de março a 14 de abril de 2012.
Visitação: de terça-feira a sábado, das 9h às 17h.
Local: Museu Olho Latino (Mezanino do Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret).
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Estância de Atibaia, SP. Cep: 12941-650.
Realização: Museu Olho Latino e Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura Municipal da Estância de Atibaia.
Telefone: (11) 4412 7776.
Site: www.olholatino.com.br
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.