Paulo Cheida Sans lança livro na FNAC Campinas
O lançamento acontece dia 26 de junho às 19h30
com a presença do autor / artista
Paulo Cheida Sans lança seu mais novo livro na FNAC do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, SP.
O lançamento de "Artes e Vicinalidades: Entre a gravura, o objeto e a instalação" acontece no dia 26 de junho de 2015, às 19h30, com a presença do autor / artista. Todos estão convidados!
Do Modernismo à Arte Contemporânea
O diretor do Museu Olho Latino, Paulo Cheida Sans expõe com
Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake e outros grandes
artistas da arte brasileira em Brasília
Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake e outros grandes
artistas da arte brasileira em Brasília
A Caixa Cultura de Brasília apresenta até 7 de junho a exposição “Metamorfoses – o papel no acervo da Caixa”, com mais de 50 desenhos e gravuras de artistas importantes das artes plásticas no século XX. Entre grandes nomes da história da arte nacional a mostra reúne obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Oswaldo Goeldi, Marcelo Grassmann, Maria Bonomi, Djanira, Fayga Ostrower, Tomie Ohtake, Paulo Cheida Sans, entre outros. O evento pode ser visto gratuitamente de terça-feira a domingo, das 9h às 21h, na Galeria Vitrine da Caixa Cultural de Brasília.
O objetivo da exposição é disponibilizar ao público o acesso a obras que fazem parte do patrimônio público e que foram produzidas em papel. Muitos trabalhos da exposição faziam parte do acervo do Banco Nacional de Habitação (BNH) que, com o fechamento da instituição, em 1986, teve a sua coleção transferida para a Caixa.
As obras da mostra foram feitas a partir de técnicas artísticas diversas sobre papel, com dimensões variadas que vão até 2,5 metros, e foram produzidas, a maioria, entre os anos 1920 e 1990, mostrando uma sinótica passagem do modernismo à arte contemporânea.
Para o curador da mostra, Allan de Lana Frutuoso, “o Brasil, desde o modernismo, tem uma produção potente nessa área. Trata-se de um acervo importante, cobrindo grande parte das vanguardas brasileiras que utilizaram o papel como expressão artística”.
Entre os trabalhos exibidos estão as gravuras “Mulata”, produzida em 1965 por Di Cavalcanti; “Estrada de Ferro Central do Brasil”, de Tarsila do Amaral; o desenho “Paisagem”, feito pelo pintor modernista Antônio Bandeira, em 1945. Outra atração é um desenho produzida no final dos anos 80 da artista plástica Tomie Ohtake, que morreu em fevereiro deste ano, aos 101 anos. Entre as obras produzidas mais recentemente, estão três gravuras da série das “gravatas”, de Paulo Cheida Sans, realizadas em 2002 e 2004.
“É uma honra estar expondo com tantos artistas consagrados e ver a minha obra, cada vez mais, sendo inserida na história da arte brasileira”, afirma o artista Paulo Cheida Sans, diretor curador do Museu Olho Latino.
A exposição tem uma contextualização que situa a importância de cada obra em dado momento da história, possibilitando ao público a visualização de textos ao lado das imagens, que ajudam a compreensão dos termos técnicos utilizados, as relações entre os trabalhos e a realidade social e política de quando foram produzidas, a fim de mostrar a conjunção do artista na sociedade.
O gerente da Caixa Cultural Brasília, Marcelo Moreira dos Santos, revela que as obras refletem questões e posturas de diversos artistas, grupos e movimentos diante do contexto em que estavam inseridos. Diz que “além do valor artístico, servem como material para estudiosos e interessados em momentos da história do Brasil e em uma faceta da produção artística nacional".
A exposição Metamorfoses – O Papel no Acervo da CAIXA pode ser visitada até 7 de junho de 2015, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h, com entrada gratuita, na Galeria Vitrine da Caixa Cultural de Brasília, situada na SBS, quadra 4, lotes 3/4 - Asa Sul, anexo à matriz da CAIXA.
Exposição: Metamorfoses – O Papel no Acervo da CAIXA.
Curadoria: Allan de Lana Frutuoso.
Expositores: Anna Bella Geiger, Antônio Bandeira, Artur Barrio, Di Cavalcanti, Djanira, Fayga Ostrower, Glênio Bianchetti, Tarsila do Amaral, Oswaldo Goeldi, Marcelo Grassmann, Maria Bonomi, Paulo Cheida Sans, Tomie Ohtake, Rossini Perez, Wagner Hermuche e outros.
Local: Galeria Vitrine da CAIXA Cultural Brasília.
Endereço: SBS, quadra 4, lotes 3/4 - Asa Sul, anexo à matriz da CAIXA.
Visitação: De 27 de janeiro a 07 de junho de 2015, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h. Entrada franca.
O principal acervo público do Espírito Santo mostra obras de importantes artistas brasileiros"Democrata a Galope" - desenho de Paulo Cheida Sans.
A Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) da Universidade Federal do Espírito Santo abre a partir do dia 24 de setembro, às 19 horas, a exposição “O meu, o seu, o nosso desejo". A curadora da exposição, Almerinda Lopes, explica que o objetivo da mostra é apresentar ao público obras que possuem um teor crítico, da repressão até a euforia da redemocratização do Brasil. "Em abril, completou-se 50 anos da implantação do regime militar no País e, tanto a Gaeu quanto a Galeria de Artes e Pesquisa (GAP) da UFES, foram criadas nessa época. A ditadura militar exercia forte controle sobre a produção artística no País”, afirma Almerinda. O título da exposição foi apropriado do álbum de xilogravuras de autoria de Antonio Henrique Amaral, que integra a mostra.
É a segunda exposição que a Galeria Espaço Universitário – GAEU disponibiliza ao público o acesso ao importante legado de objetos artísticos sob sua guarda, promovendo mais uma exposição de parte dessas obras, a partir de viés conceitual e recorte definido pela curadoria. A mostra põe em destaque obras que, ainda que não se pautem por afinidade de linguagens, faturas, temas ou processos, permitem estabelecer aproximações entre os propósitos dos objetos, considerando que, de maneira incisiva ou mais sutil, mantêm imbricados em seus códigos doses de ironia ou um sentido político/crítico. Paulo Cheida Sans.
Participam da mostra obras dos seguintes artistas: Anna Letycia, Antonio Henrique Amaral, Arlindo Daibert, Attilio Colnago, Augusto Herkenhoff, Carlos Zílio, Carmem Có, Dante Veloni, Darel Valença Lins, Fernando Baril, Hilal Sami Hilal, Katie Van Scherdenberg, Lecko Magri, Luciano Cardoso, Nelma Pezzin, Milton Machado, Paulo Bruscky, Paulo Cheida Sans, Paulo Herkenhoff, Raul Flores, Rogério Luz, Rubem Grilo, Rubens Gerchman e Sazito. Artistas Convidados: Maruzza Valdetaro e Julio Tigre. A exposição é aberta ao público, tem entrada gratuita e pode ser visitada até 31 de janeiro de 2015, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. A Galeria de Arte Espaço Universitário / UFES está localizada na Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras – Vitória, ES. Exposição: “O meu, o seu, o nosso desejo". Período da mostra: 24 de setembro de 2014 a 31 de janeiro de 2015.
Abertura: 24 de setembro, às 19h.
Curadoria: Almerinda Lopes.
Expositores: Anna Letycia, Antonio Henrique Amaral, Arlindo Daibert, Attilio Colnago, Augusto Herkenhoff, Carlos Zílio, Carmem Có, Dante Veloni, Darel Valença Lins, Fernando Baril, Hilal Sami Hilal, Katie Van Scherdenberg, Lecko Magri, Luciano Cardoso, Nelma Pezzin, Milton Machado, Paulo Bruscky, Paulo Cheida Sans, Paulo Herkenhoff, Raul Flores, Rogério Luz, Rubem Grilo, Rubens Gerchman e Sazito. Artistas Convidados: Maruzza Valdetaro e Julio Tigre.
Local: Galeria de Arte Espaço Universitário / UFES – Universidade Federal do Espírito Santo.
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Entrada gratuita.
Endereço: Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras – Vitória, ES.
Informações: (27) 3335-2371. |
Mais Artigos...
- CAIXA Cultural expõe obras que contam a história do papel na arte brasileira
- Egas e Paulo Cheida são homenageados no Festival de Dança de Campinas
- Celina Carvalho e Paulo Cheida Sans expõem no Green House Gourmet Restaurante em Indaiatuba
- Paulo Cheida Sans expõe com Tarsila do Amaral, Oscar Niemeyer e grandes artistas em Brasília
- Paulo Cheida Sans está entre as personalidades homenageadas no 6º Festival Gastronômico