Novo membro da Academia de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas
O prof. Dr. Paulo Cheida Sans, artista-curador e diretor do Museu Olho Latino, é o mais novo membro da Academia Campineira de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas. Confira o vídeo parcial da 5ª Edição do programa "Fique Ligado", da TV PUC-Campinas, exibido em 16 de abril de 2014, que realizou uma entrevista com Cheida.
Sobre o artista:
Paulo Cheida Sans é artista plástico, curador e professor. Fundou, juntamente com sua esposa também artista plástica, Celina Carvalho, o Museu Olho Latino.
Como artista plástico, Cheida já recebeu mais de quarenta prêmios em Salões de Arte e outras tantas distinções, inclusive o título de Comendador que lhe fora outorgado na década de 80. Premiado nos Estados Unidos, França e Portugal, tem se destacado na área cultural como artista plástico, curador, agente cultural e filósofo da arte. Participou de importantes Bienais de Gravura no Japão, Finlândia, Egito, Polônia, Porto Rico e em muitos outros países.
Obras de sua autoria estão inseridas em importantes acervos no Brasil e no exterior, como no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - São Paulo, SP; Museu de Arte de Santa Catarina - Florianópolis, SC; Museu de Arte de Brasília - Brasília, DF; Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, PR; Centre of Fine Arts -- Nehal, Egito; Université Laval - Québec, Canadá; Tama Art University - Tóquio, Japão; Casa de Las Américas - La Habana, Cuba; Casa de Humor e Sátira - Gabrovo, Bulgária e Museu Nacional de Belas Artes - Santiago, Chile.
Além de artista plástico, Cheida também é autor de vários livros, como "Pedagogia do Desenho Infantil" (Alínea), "Fundamentos para o Ensino das Artes Plásticas" (Alínea), "A Criança e o Artista" (Papirus); e organizador de outros, como "Gravura: Contexto Atual" (Arte Ed.) e "Coletânea de Arte e Cultura da América Latina" (Olho Latino).