Informativo
Cadastre seu e-mail para receber o Informativo do Portal Olho Latino com atualizações.



Última atualização: 07/03/2017
 
*seção: Destaques -
"APAP no MAC: Paulo Cheida Sans dá entrevista para "Em Cena" - Jornal da EPTV (Rede Globo)"

*seção: Destaques -
"Paulo Cheida Sans participa de mostra da APAP no MAC Campinas"

 
Atualização anterior:
 
*seção: Destaques -
"Paulo Cheida Sans participa de mostra no Museu de Arte Contemporânea em Curitiba"

*seção: Destaques -
"Paulo Cheida Sans participa de mostra no Memorial da América Latina em São Paulo"

  
  
copa sp parade paulo cheida sans 2014
A equipe pintou a escultura de uma chuteira gigante.
 
  
O artista plástico Paulo Cheida Sans, professor do Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas e curador do Museu Olho Latino, é um dos quatro artistas convidados pela curadora Iracema Salgado, coordenadora dos museus municipais de Campinas, para pintar uma das quatro esculturas, feitas em fibra de vidro, enviadas pelo governo estadual referente à mostra SP Parade.
 
Este projeto é uma exposição de esculturas personalizadas em técnicas de artes plásticas com o objetivo de incentivar o turismo, criar um ambiente festivo na cidade e integrar a comunidade através de uma atividade artística.
 
 
 Paulo Cheida copa 2014 sp parade
Paulo Cheida Sans.
 
 
 Para Cheida, coube customizar, pintar e grafitar uma chuteira medindo 1,50 m alt. x 0,60 m larg. x 3 m de comprimento e pesando cerca de 30 quilos. O artista preferiu realizar a pintura na peça juntamente com uma equipe de trabalho a fim de valorizar jovens artistas.
 
 As imagens pintadas na chuteira mostram cenas futebolísticas de jogadores e torcida em meio a artifícios criativos como elo entre os povos. Como o Brasil é a sede da Copa, Cheida optou em realizar uma obra que pudesse ser apreciada por todos, independe do país de origem.
 
 
chuteira sp parade campinas paulo cheida sans
Vista parcial da obra.
 
 
 Paulo Cheida convidou os seguintes artistas para compor sua equipe de trabalho: Alex Costa, Diogo Cristo Coró, Gabriel Neftali, Fabiano Carriero, Jediel Oliveira, Larissa Leite, Leonardo Camargo, Matheus Reis e Tiago Rego.
 
A chuteira gigante pintada sob o comando de Paulo Cheida está no jardim em frente ao Museu de Arte Contemporânea de Campinas – MACC – na Av. Benjamin Constant, 1633, Centro, em Campinas.
 
As outras três peças foram customizadas por Elvis da Silva, que também pintou uma chuteira, fixada no Balão do Castelo; Rogério Pedro, que ficou responsável pela bola presente no Centro de Convivência Cultural; e Angelo Moai, que pintou outra bola na Avenida Ayrton Senna (no canteiro central, entre os estádios do Guarani e da Ponte Preta).
 
As esculturas pintadas estarão em exposição pública até o dia 15 de julho. A atividade e as mostras em locais públicos são realização da Secretaria Municipal de Cultura e do Departamento de Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
  
 

Informativo:

Obra pública: “Chuteira da Copa” – Paulo Cheida Sans e convidados. A escultura faz parte do projeto SP Parade, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e do Departamento de Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Curadoria: Iracema Salgado.
Equipe: Paulo Cheida e convidados: Alex Costa, Diogo Cristo Coró, Gabriel Neftali , Fabiano Carriero, Jediel Oliveira, Larissa Leite, Leonardo Camargo, Matheus Reis e Tiago Rego.
Período da mostra: de 07 de junho a 15 de julho de 2014.
Visitação: em praça pública.
Local: Jardim em frente ao Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC).
Endereço: Av. Benjamin Constant, 1633, Centro – Campinas, SP.