Informativo
Cadastre seu e-mail para receber o Informativo do Portal Olho Latino com atualizações.



Última atualização: 07/03/2017
 
*seção: Destaques -
"APAP no MAC: Paulo Cheida Sans dá entrevista para "Em Cena" - Jornal da EPTV (Rede Globo)"

*seção: Destaques -
"Paulo Cheida Sans participa de mostra da APAP no MAC Campinas"

 
Atualização anterior:
 
*seção: Destaques -
"Paulo Cheida Sans participa de mostra no Museu de Arte Contemporânea em Curitiba"

*seção: Destaques -
"Paulo Cheida Sans participa de mostra no Memorial da América Latina em São Paulo"

  
vista parcial Romulo Juracy
Vista parcial da mostra (foto de Rômulo Juracy).
  
O prof. Dr. Paulo Cheida Sans, diretor do Museu Olho Latino e professor da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, expõe com grandes nomes como Tarsila do Amaral e Oscar Niemeyer no Museu Nacional dos Correios até 27 de julho, na mostra ‘CAL – Gravuras do Acervo’, com produções de litografia, xilogravura e serigrafia que compõem o acervo da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília.

As gravuras expostas, de cerca de 30 artistas, foram selecionadas de um conjunto composto por mais de 1000 obras de um acervo constituído desde 1987.  Entre os expositores estão trabalhos de artistas modernistas e de artistas considerados imortais na arte brasileira. Além de Tarsila do Amaral participam Alfredo Volpi,  Anna Bella Geiger, Cícero Dias, Farnese de Andrade, Fayga Ostrower e Marcelo Grassmann.
 
 
vista parcial Romulo Juracy
Vista parcial (foto de Rômulo Juracy).
 
Um dos focos de destaque da mostra é a presença de artistas intrinsecamente ligados à capital federal como Oscar Niemeyer e Athos Bulcão, além de contar com Francisco Galeno, Glênio Bianchetti, Helena Lopes, Léo Dexheimer, Luiz Gallina, Maciej Babinski e Milan Dusek.

Entre os artistas vivos um dos destaques é Paulo Cheida Sans que está representado na mostra com uma gravura intitulada “Cena Iluminada”, criada na cidade de Brasília. A curiosidade é que o artista se inspirou do hotel em que estava hospedado, com vistas para o Congresso Nacional, e fez essa obra para uma exposição individual que realizaria na CAL da UnB em 1995. A gravura, desde então, passou a pertencer ao acervo da CAL.
 
 
cena iluminada paulo cheida sans
"Cena iluminada" - Gravura de Paulo Cheida Sans.
 
Outro aspecto relevante da mostra é o mostruário exposto de matrizes e instrumentos de gravura que fazem parte das coleções pessoais das artistas falecidas Marília Rodrigues e Stella Maris Bertinazzo, que lecionaram na Universidade de Brasília, doadas à CAL em 2002 e 2013, respectivamente.

Além dos brasileiros participam o cubano Tomás Sánchez e a mexicana Graciela Iturbide. Na mostra também estão sendo exibidos documentários sobre o tema.

A exposição trata-se de um recorte de uma rica coleção de obras e documentos. A coordenadora do acervo, Anelise Ferreira, conta que a seleção foi feita visando mostrar a diversidade do conjunto de obras. “As gravuras representam uma parte significativa do acervo, tanto na representatividade dos artistas quanto nas suas qualidades técnicas e expressivas”, afirma.

A mostra ‘CAL - Gravuras do Acervo’ está aberta para visitação no Museu Nacional dos Correios – Setor Comercial Sul, de terça a sexta-feira, das 10h às 19h e sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. Entrada franca. Classificação indicativa: livre.
  
Convite
 
 
Exposição: CAL - Gravuras do Acervo
Período da mostra: de 12 de junho a 27 de julho de 2014.
Visitação: De terça a sexta, das 10h às 19h – Sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. Entrada franca.
Expositores: Alfredo Volpi, Anna Bella Geiger, Athos Bulcão, Cícero Dias, Farnese de Andrade, Fayga Ostrower, Francisco Galeno, Glênio Bianchetti, Graciela Iturbide, Helena Lopes, Léo Dexheimer, Luiz Gallina, Maciej Babinski, Marcelo Grassmann, Marília Rodrigues, Milan Dusek, Oscar Niemeyer, Paulo Cheida Sans, Stella Maris Bertinazzo, Tarsila do Amaral, Tomás Sánchez e outros.
Local: Museu Nacional dos Correios – Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A – Edifício Apolo, Asa Sul, Brasília (DF) – Telefone: (61) 3213-5076.