MUSEU DE ARTE SACRA DE UBERABA

        O Museu de Arte Sacra de Uberaba, instalado na Igreja de Santa Rita, possui uma valiosa coleção de pinturas, esculturas, peças e ornatos litúrgicos. Um dos exemplos de seu valioso acervo é o Conjunto de Casula feito com tecido bordado com linha e fios de ouro, proveniente da França em 1909.
       O local é muito bem cuidado e organizado. Vale conferir!
       Abaixo transcrevemos trecho da apresentação de Hélio Ademir Siqueira publicada no prospecto informativo sobre o Museu de Arte Sacra de Uberaba.



IGREJA DE SANTA RITA - 151 ANOS

Hélio Ademir Siqueira*

        Os historiadores são unânimes em dizer que o período de maior prosperidade de Uberaba no século XIX, se deu em 1820 a 1859. Foi nessa época que a localidade, vencendo as etapas de dificuldades de sua fundação, alcançou as prerrogativas de vila e cidade.

Nosso Senhor dos Passos
Madeira Entalhada e Policromada
Século XIX
Alt 176 cm
Proveniente da Catedral de Uberaba

        Neste ambiente de comércio intenso e desenvolvimento constante, sob a proteção de seus padroeiros São Sebastião e Santo Antônio, a fé do povo se expandiu e mais uma capela foi herigida, esta dedicada a Santa Rita das Causas Impossíveis.
        Cândido Justiniano da Lira Gama, devoto que era de Santa Rita, e em cumprimento de uma promessa para se livrar do vício da bebida, mandou construir em 1854 a pequena capelinha em louvor a Santa.
        Em 1877, o tempo implacável com essa construção singela, solicita reparos urgentes que são providenciados pelo negociante Major Joaquim Rodrigues de Barcelos, também atendido por Santa Rita em seu pedido de se tornar pai.
        Em 1881 os padres dominicanos se estabeleceram em Uberaba realizando sua catequese na igreja de Santa Rita que se tornou pequena para tantos fiéis.
        Os ritos sagrados são transferidos para a imponente Igreja de Sâo Domingos inaugurada em 1904 e a igrejinha de Santa Rita permaneceu fechada ao culto religioso durante muitos anos, sofrendo com o desuso, mais uma vez, as consequências do tempo.
  

Igreja de Santa Rita
Museu de Arte Sacra

      Enquanto outras igrejas mais imponentes eram construídas na cidade, Santa Rita se achava em ruínas, foi quando por volta de 1939, Gabriel Totti requisitou e conseguiu do recém criado Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional "IPHAN" o título de Monumento Histórico para a agraciosa construção.
         A igrejinha de Santa Rita, pela sua singela beleza tornou-se, ponto obrigatório de visitas e ao longo de sua história, motivo de inspiração de pintores, poetas e fotógrafos - Anatólio Magalhões, José Maria dos Reis Júnior, Almeida Carvalho, Genesco Murta, Ovídio Fernandes e Hélio Siqueira pintaram muitas vezes e em muitos estilos o monumento aninhado na impotente colina e tendo como pano de fundo um rico paredão verde. Em ruínas ou restaurado, fotógrafos, tais como o imigrante Ângelo Prieto e tantos outros exploraram a sensibilidade para registrá-la e guardá-la como documentos para a prosperidade.
        Com a criação da Fundação Cultural de Uberaba, seu primeiro Diretor, o poeta Jorge Alberto Nabut, com empenho do Arcebispo Dom Benedido de Ulhôa Vieira da Cúria Metropolitana, inauguraram o Musei de Arte Sacra no dia 11 de maio de 1987.
        Hoje a igrejinha de anta Rita é um espaço respeitado por todos onde religiosidade, beleza e cultura se mesclam, enchendo de orgulho e fé a alma do povo Uberabense.

_____________
*Hélio Ademir Siqueira - Agente de Projetos Culturais da Fundação Cultural de Uberaba.