Apresentação

 
Arte em Pesquisa
Maria Carla Guarinello de Araujo Moreira (org.)
Editora da Universidade Estadual de Londrina
Campus Universitário

Caixa postal 6001
Fone: (43) 3371-4674
86051-990 - Londrina, PR
www.uel.com.br/editora
 

        Arte e pesquisa é o resultado da soma de esforços de muitas pessoas que, de uma maneira ou outra, têm em comum contribuir com uma mais ampla visibilidade e compreensão das artes visuais e seu discurso no país.
        Este livro é um dos suportes em que se realiza a Semana de Arte de Londrina. As reflexões aqui contidas tiveram origem na realização desse evento, em sua 9ª edição, que teve como fio condutor A Pesquisa em/sobre Arte, entre 2003 e abril/2004.
        Organizou-se em torno da produção de dez artistas plásticos e da discussão, em seus limites e perspectivas, das relações entre arte e pesquisa.
        No capítulo um a abordagem do fazer artístico como processo de conhecimento se define na obra dos artistas plásticos: beta Ricci, Cláudia França, Cláudio Garcia, Danillo Villa, Elida Tessler, Fernando Augusto, Marco Buti, Marco Giannotti, Sheilla Dias de Souza e Shirley Paes Leme, que fizeram de suas práxis o objeto de suas pesquisas e articulações interdisciplinares como o campo social.
        Entenda-se essa produção artística como realidade não-verbal, como matéria-prima insubstituível e verdadeiro corpo de significações. É a compreensão que nenhum discurso (nem o do artista) pode dar conta da totalidade da obra. É a compreensão da arte enquanto conhecimento possível, legítimo e com um saber próprio.
        Os capítulos subseqüentes abordam pontos que nos pareceram nodais nas relações entre arte e pesquisa, e que abrangem o saber sobre arte.
        No capítulo dois o ponto de partida são as relações entre pesquisa e ensino da arte. A questão assume contornos importantes especialmente quando se pensa a questão no âmbito da universidade. Aqui, o recorte privilegiado é a problematização entre pesquisa, arte e ciência.
        Os capítulos três e quatro definem-se em torno das relações entre pesquisa, arte e seu sistema de validação e o processo de construção da crítica de arte na contemporaneidade. Com diferentes recortes, as questões trazem à tona aspectos que permeiam o discurso da arte atualmente.
        No capítulo cinco investiga-se a situação atual da pesquisa em/sobre arte. As distintas abordagens, neste capítulo, problematizam alguns aspectos possíveis dessa relação.
        Poe fim, este livro não tem a pretensão de abarcar toda a complexidade que o assunto requer. Antes, pretende assinalar a necessidade de se pensar/repensar essas relações, principalmente, no âmbito das universidades.
        Agradecemos a todos aqueles que nos apoiaram e ajudaram no sentido de tornar esse livro viável.

Maria Carla Guarinello de Araujo Moreira
Londrina