MÔNICA BARKI
ANA C. E OUTRAS ESTÓRIAS

        Depois de um intervalo de 5 anos sem pintar, período dedicado a obras gráficas, como as bobinas, serigrafias sobre borracha, rolos de bandagens, além de performances, Monica Barki retoma a tela e realiza novo conjunto de obras que será visto, a partir de 11 de abril, na Galeria Anna Maria Niemeyer.
        A exposição é composta de 6 pinturas (tinta acrílica sobre tela) , 2 bobinas impressas em papel reciclado, 2 colagens e 1 grande serigrafia sobre tecido.

Foto: Divulgação
Mônica Barki
"Jesus Desejuss"

        Suas pinturas são grandes, de forte impacto emocional e carga simbólica,"quase-retratos" de personagens saídos de sua imaginação casada com os bonecos mamulengos de Olinda. A artista se apropria também de imagens simplificadas de praias idílicas e de frases de letreiros que anunciam produtos comuns a tantos botecos brasileiros, como o mocotó e o sarapatel. Em outra pintura, um macaco surpreende o espectador com o seu olhar fixo, diante da janela da varanda de apartamento em Copacabana.
        Em suas novas bobinas Monica desenvolve seu exercício gráfico fazendo uso de anotações em fotografia, tiradas em incursões ao interior de Minas. Reelaboradas digitalmente pela artista, esse material visual passa a ter a concisão necessária para atingir com simplicidade resultados singulares. Através da repetição das imagens o conjunto se expande como uma ladainha ou um poema de cordel.
        A artista, na insistência em seus rolos, cria novos recursos de linguagem e dissemina sua arte, ao mesmo tempo em que se reconcilia com suas litografias do passado: a polêmica série "Álbum de Família", realizada no início dos anos 80.
        Em suas colagens Monica recorta fragmentos de suas flexografias unindo-os a pedaços de estudos impressos digitalmente, além de pequenas anotações e observações a lápis de cor e grafite. Monica manipula esse material como as peças de um quebra-cabeça, registrando viagens e estórias incompletas até que a união desses pedacinhos comecem a formar novos sentidos e a contar outras estórias.


Serviço:
Exposição: Ana C. e outras estórias
Artista: Mônica Barki
Abertura: 11 de abril às 20 h
Data: de 11 a 29 de abril de 2006
Visitação: Segunda à sexta-feira, das 10h00 às 22h00; sábados, das 10h00 às 18h00
Local: Galeria Anna Maria Niemeyer
Endereço: R. Marques de São Vicente, 52 / 205
Shopping da Gávea - Rio de Janeiro, RJ

Fonte: www.annamarianiemeyer.com.br