ENTREVISTA COM O CRÍTICO MÁRIO BARATA*
Paulo Cheida Sans**
A importante
função do crítico de arte no esquema cultural de uma
sociedade é insubstituível. A revista Olho Latino entrevista
o professor e crítico de arte Mário Barata, radicado no Rio
de Janeiro.
Mário Barata tem uma presença significativa por suas participações
como membro de júri, ensaios críticos e pelo seu trabalho
a favor da história e da crítica de arte. A seguir estão
alguns trechos da entrevista:
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Qual a função da crítica
de arte ?
A crítica de arte é vitalmente
uma situação de aproximação com a arte, que
pode configurar-se como suscitadora de modalidades (ou ser vigente em várias
modalidades) de estudo da realidade artística. Há pois uma
modalidade múltipla de abordagem da arte, já que existem diversas
realidades, que podem ser simultâneas ou sucessivas no tempo - em
momentos históricos variados -, mas válidas através
da sua permanente representação, já que essa vigência
cronológica da arte é uma de suas características essenciais.
Sendo pois uma maneira de estudo, a crítica possui suas conexões
teóricas e metodológicas e é isso que aqui tomamos
a liberdade de apontar como variações ou variantes da crítica
das artes visuais, presente na cultura de dada época, cada tempo
apto a estudar e valorizar um ou mais efetivos ou virtuais setores criadores.
O partidarismo sectário não pode dar conta da multiplicação
de setores e de campos de ação ou de criação
do fenômeno artístico.
O valor das associações de críticos em uma engrenagem
construtiva e democrática da cultura e de sua gestação
é inestimável. Sem o jogo claro e franco dessas associações,
a distribuição camuflada de benesses passa a ser uma questão
de poder e freqüentemente um mistério corruptor.
Muitos salões de arte e exposições
em Centros Culturais e Galerias são realizados sem a participação
de um crítico de arte na comissão de seleção.
O que você acha a respeito de tal ocorrência ?
Penso que tal ocorrência é grande
falha.
Os críticos podem ser artistas plásticos
e vive versa?
Sim, podem.
É difícil surgirem novos
nomes na crítica de arte? Por quê?
Não é difícil e vêm
surgindo. Há uma Associação brasileira de críticos
de arte, atualmente com sede em São Paulo. Faltam seções
fixas de crítica de arte e outras críticas em jornais e revistas.
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Mário Barata é Presidente de
Honra e Sócio Fundador da Associação Brasileira de
Críticos de Arte. Autor de várias publicações,
participou como membro de júri de importantes eventos, entre os quais:
por duas vezes como membro de júri internacional da Bienal de Paris;
da parte nacional da Bienal Internacional de São Paulo e do Salão
Nacional de Arte Moderna no Rio de Janeiro; da 2ª Bienal Nacional realizada
em Salvador, BA, e de Salões de Arte, em Campinas, SP, entre outros.
Formação:
. Curso de Museologia - Museu Histórico
Nacional - Rio de Janeiro (1939-1940).
. Curso de Ciências Sociais - Licenciatura na Faculdade Nacional de
Filosofia - Rio de Janeiro (1939-1941).
. Curso de Didática da História - Faculdade Nacional de Filosofia
- Rio de Janeiro (1942).
. Licenciatura em História da Arte pelo "Institut d'Art et d'Archeologie"
da Université de Paris - Sorbonne, França (1946 -1948).
. Doutor em História da Arte pela Universidade do Brasil, Rio de
Janeiro (1954).
. Conservador de Museus no Museu Nacional de Belas Artes (1942 a 1947) e
no
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (1947-1954),
Rio de Janeiro.
. Professor Catedrático por concurso de História da Arte,
na Escola Nacional de Belas Artes da UFRJ de 1954 a 1969, Rio de Janeiro.
Foi afastado da cátedra pelo AI-5, de governo discricionário,
em abril de 1969.
Funções Atuais:
. Professor Emérito de História
da arte da UFRJ (IFCS e EBA), Rio de Janeiro.
. Professor Emérito de História da Arte da UNI-Rio.
. Membro do Conselho e ex Vice-Presidente da Association Internationale
dês Critiques d'Art, Paris, França.
. Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
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* Entrevista concedida a Paulo Cheida Sans
em 2000.
**Curador do Acervo Olho Latino
Professor da Faculdade de Artes Visuais - CLC - PUC-Campinas.
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