INTRODUÇÃO À GRAVURA E À SUA HISTÓRIA

Paulo Cheida Sans*

        Com a intenção de ampliar o texto e de fazer a segunda edição de "Introdução à Gravura e História da Xilografia", livro de 1984 que se encontra com tiragem esgotada, Antonio F. Costella colocou novas fontes e informações, configurando assim uma nova publicação intitulada "Introdução à Gravura e à sua História". Vale realçar que nos estudos sobre a arte, poucos textos significativos existem no país a respeito da gravura. Sendo por isso já bastaria para considerar a presente publicação como um importante legado e contribuição. Contudo, Costella, além de ser um expoente catedrático da Comunicação, é antes de tudo um apaixonado pela arte da gravura há anos. Paixão esta que não se restringe a executá-la como artista plástico. Sua visão como apreciador desse segmento artístico fez do autor um colecionador incomum a ponto de fundar um Museu específico de Xilogravura para mostrar a público seu significativo acervo.

Foto: Divulgação
Antonio F. Costella

        O presente livro nasceu unindo a história, a teoria e a prática. A sua visão de artista plástico, somando com o seu conhecimento de professor de comunicação e contato constante com o universo da gravura como agente cultural consolidam o autor como um especialista renomado do universo que escreve. Envolvente em seus comentários e explicações, explica técnicas e a história da gráfica. Foge ao comum não se limitando às manifestações artísticas, oferecendo ao leitor um conhecimento amplo do mundo impresso.
        Costella aborda a gravura de modo geral, explica as técnicas e a história de cada uma, não se restringe às consideradas artísticas ou utilitárias. Mostra suas variantes, mencionado as diversas possibilidades de execução e impressão, como a gravura em relevo, a entalhe, a que utilizam matrizes planas e por permeação, e outras técnicas mistas e peculiaridades diversas.
        Entre os tópicos estudados estão: Gravura e impressão, Impressão com matrizes em relevo, Técnicas mistas de impressão, Gravura: arte ou utilidade e Peculiaridades da gravura de arte. É um estudo que compreende detalhes específicos da ética do gravador, na realização da edição e da assinatura, o que são provas de artista e de estado. Enfim, é uma publicação importante para os artistas, professores, estudantes, e também para os profissionais que trabalham na área cultural, como jornalistas, curadores, críticos, promotores e apreciadores da arte.
        O autor tem 29 livros publicados. Foi professor universitário durante três décadas. Lecionou na USP - Universidade de São Paulo, sendo um dos docentes pioneiros da ECA - Escola de Comunicações e Artes, na Faculdade de Comunicação Gásper Líbero, e em outras escolas, inclusive na Europa na Escola Superior de Jornalismo, do Porto, Portugal.
Fundou a Casa da Xilogravura, de Campos do Jordão, SP, em 1987. É o Diretor desse museu, único em seu gênero no Brasil, que reúne em seu acervo milhares de obras de mais de trezentos artistas.


Foto: Divulgação
Antonio F. Costella
"Introdução à gravura e à sua história"
Ed. Mantiqueira

Serviço:

Vale conferir:
Livro: Introdução à Gravura e à sua História
Autor: Antonio F. Costella
Editora Mantiqueira
Editora Mantiqueira de Ciência e Arte Ltda.
Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295
Campos do Jordão, SP
Caixa Postal 42
12460-000 - Campos do Jordão, SP.
Telefone: (0**12) 3662-1832
Site: www.editoramantiqueira.com.br
e-mail: editora@editoramantiqueira.com.br

_________________

*Curador do Acervo Olho Latino
Professor da Faculdade de Artes Visuais - CLC - PUC-Campinas.