OS IDEOGRAMAS DE MICHAEL MÜLLER

Paulo Cheida Sans*

Foto: Divulgação
Michael Müller
"Cantando para os doentes"
Linogravura - 1985
80 x 60 cm

        A linogravura "Cantando para os doentes" do artista alemão Michael Muller, pertencente ao acervo Olho Latino, representa uma variação de ideogramas particulares.
        A característica predominante na obra é de fácil verificação, com contornos claros contrastando com fundo negro. Os desenhos esquemáticos são de seres, animais, objetos, folhas e outros sinais, oferecendo um visual simples com elementos sintetizados.
        O principal valor da obra de Michael Müller está no conjunto dos elementos. Cada parte é valorizada seqüencialmente com outras partes do trabalho. O "todo" induz à noção de hieróglifo, numa escrita singular, enigmática. Sem dúvida, os elementos criados transpõem idéias, palavras e situações. Cada detalhe é fundamental para a formação da obra. Cada figura depende da outra. Estão interligadas. Uma se enriquece com a presença da outra. A sua obra completa-se no conjunto das simbologias transmitindo um sentido misterioso e transcendente.
        O aspecto primitivo dessas simbologias carrega um teor metafísico. O alegórico e simbólico de cada imagem sugerem um repensar sobre o Ser, o homem e o universo, como princípios vitais para o entendimento da realidade.
        A gravura do artista representa a unificação da razão com a fé, esboçando valores tanto de ordem natural quanto sobrenatural. Propõe o encanto do sentido mais profundo das "coisas" que estão envoltas de dogmatismo e que ainda são obscuras.

_____________
*Curador do Acervo Olho Latino
Professor da Faculdade de Artes Visuais - CLC - PUC-Campinas.