Informativo Olho Latino
Cadastre seu e-mail aqui para receber o Informativo Olho Latino com novidades e atualizações.



Revista Olho Latino nº 30
Banner
Paulo Cheida Sans
Museu Olho Latino
museu olho latino p
 Museu Olho Latino
 
Mezanino do Centro de Convenções "Victor Brecheret".
 
Visitação: de terça a sábado, das 09h às 17h.
 
Endereço: Al. Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Parque das Águas - Estância de Atibaia, SP.
 
Telefone: (11) 4412-3287

Conheça Atibaia
Última atualização:26/07/16
 
 As gravuras da artista uruguaia Leonilda Gonzalez

no Acervo Olho Latino*

 

Leonilda Gonzalez nasceu em Minuano, Departamento de Colonia, Uruguai, em 1923. Reside no Uruguai e morou também no México e no Peru, dando grande contribuição à arte da gravura nesses países graças ao seu dinamismo em abrir ateliês de Gravura. É fundadora do Clube da Gravura de Montevidéu, no Uruguai, em 1953, o qual dirigiu por mais de duas décadas. Ministrou vários cursos de arte em vários Museus e universidades de vários países, tais como: México, Equador, Peru, Panamá, Colômbia, entre outros. Expôs mais de 40 vezes individualmente em várias Galerias e Museus de diversos países. Suas xilogravuras misturam ingenuidade e sonho.

  
Leonilda Gonzalez (Uruguai)
"Novias Rebolucionarias I"
Xilogravura
60,5cm x 68cm
   
Está representada no acervo do Museu Olho Latino em Atibaia, SP, por três xilogravuras. Na obra “Novias Revolucionarias I” a artista evidencia uma noiva, com mais claridade, juntamente com outras que estão mais na penumbra. Essas parecem estar com olhares desconfiados. Demonstram tristezas como se não estivessem gostando da efetivação do matrimônio.
 
 
Leonilda Gonzalez (Uruguai)
"Novias Rebolucionarias III"
Xilogravura
63,5cm x 69,5cm
 

Na obra “Novias Revolucionarias III” a artista também coloca várias noivas, cujos véus servem como holofotes iluminando um pouco o ambiente nebuloso. Os olhares são de tristezas, inclusive alguns olhos estão com lágrimas. Impera a melancolia. Olhos observam na escuridão, ao tempo em que recriminam parecem estar consubstanciados com a situação.

 

Leonilda Gonzalez (Uruguai)
"Novias Rebolucionarias XI"
Xilogravura
89cm x 41,5cm
   

Na xilogravura “Novias Revolucionarias XI” a artista demonstra mais claramente a representação da angústia na série proposta. Coloca uma noiva, com o peculiar olhar de tristeza, segurando com a cabeça uma gaiola com o pássaro. Em contrapartida há outros pássaros soltos e enfileirados representando a liberdade. O motivo simples e direto de representar a perda da independência. Esta é a única gravura a cores dentre as citadas.

Leonilda Gonçalez trabalha a temática sem se repetir. A cada olhar triste, a cada véu que se esvoaça, a artista consegue caracterizar o ambiente com muita destreza, consegue trabalhar o escuro sobre o escuro com um exímio tratamento técnico. Os detalhes são valorizados e a transparência obtida realmente faz a sua marca como gravadora. A artista é uma das principais representantes desta arte na América Latina, como comprovam as suas obras e o seu currículo.

Recebeu, entre outros, o Prêmio Figari, outorgado pelo Banco Central del Uruguay aos destaques expoente da cultura do país.

Saiba mais:

http://cartelera.com.uy/mas_info.php?id=2190

 

* texto de Paulo Cheida Sans