Acontece
Museu Olho Latino expõe Visões no Fórum Cidadania
José Altino - O Passeio da onça – Xilogravura
O Museu Olho Latino apresenta a mostra coletiva de gravuras “Visões”, de 22 de novembro a 13 de dezembro, no 1º andar do Fórum Cidadania, dando continuidade em sua agenda de exposições em Atibaia. Com curadoria de Paulo Cheida Sans, a mostra reúne 12 gravuras de 07 artistas nas técnicas de xilogravura, serigrafia e gravura em metal.
Paulo Cheida escolheu obras de artistas de vários pontos do país e dois representantes do exterior, Áustria e Canadá. Para o curador todos os expositores são importantes na área artística. Sobre os expositores:
Célia Paulino reside em Campinas, expõe desde 1973 e recebeu várias premiações e distinções, como a “Medalha Carlos Gomes” outorgada pela Prefeitura de Campinas como destaque na área artística.
Esther Bianco reside em Porto Alegre, foi professora da Universidade de Passo Fundo, RS, e participou da diretoria da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa e da criação do Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul. Suas obras figuram em acervos no Brasil e exterior.
Gerald Steffe - Mask – Gravura em Metal
Gerald Steffe é austríaco, tem 74 anos, e suas obras estão inseridas em vários acervos de diversos países. Uma de suas primeiras premiações foi na Academia de Viena em 1961 e como gravador recebeu, entre outros, o Prêmio do 1º Mini Print Internacional de Cadaqués, Espanha, em 1981.
Hílton Queiroz, formado em psicologia e pós-graduado em Marketing Cultural, tem a gravura como foco de sua expressão artistica. Recebeu o Grande Prêmio de Gravura no 5º Salão Norman Rockwell do Desenho e da Gravura – realizado em Fortaleza, em 1999.
José Altino, artista e crítico de arte paraibano, foi professor de gravura, na década de 70, da Escolinha de Arte do Brasil, no Rio de Janeiro. Está citado em vários livros e é um defensor da arte e da cultura popular.
Liana Mendes - Paixão! Olinda no Carnaval! – Monotipia
Liana Mendes, bailarina profissional com várias apresentações realizadas no Brasil e em vários países, enveredou-se mais recentemente pela gravura, ao cursar a Universidade de Fortaleza. Atualmente cursa Artes Visuais na PUC-Campinas, onde recebeu o primeiro prêmio do Salão de Arte da Faculdade de Arte dessa Universidade por conta de sua gravura.
Richard Yates é artista canadense. Suas gravuras estão inseridas em diversos acervos como o da Fundação de Arte Alberta, Canadá, e o Museu Nacional de Estocolmo, na Suécia. Divide o seu tempo produzindo artisticamente entre o Canadá e a Tailândia.
O Museu Olho Latino está realizando as exposições no espaço do 1º andar do Fórum Cidadania, enquanto aguarda o término da reforma do Centro de Convenções “Victor Brecheret”, onde tem o seu espaço expositivo. A mostra conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Eventos.
A exposição poderá ser visitada até 13 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h no Fórum Cidadania na Av. Nove de Julho, 185, Centro, em Atibaia, SP.
Exposição: “Visões” – mostra de gravuras do acervo Olho Latino.
Expositores: Gerald Steffe (Áustria); Richard Yates (Canadá); Célia Paulino, Esther Bianco, Hilton Queiroz, José Altino e Liana Mendes (Brasil)
Período da mostra: 22 de novembro a 13 de dezembro de 2013.
Local: 1º andar do Fórum Cidadania
Horário de visitação: de segunda à sexta - feira, das 10h às 16h (Entrada gratuita).
Endereço: Av. Nove de Julho, 185, Centro, Atibaia, SP.
Organização: Museu Olho Latino
Apoio: Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura de Atibaia.