Informativo Olho Latino
Cadastre seu e-mail aqui para receber o Informativo Olho Latino com novidades e atualizações.



Revista Olho Latino nº 30
Banner
Paulo Cheida Sans
Museu Olho Latino
museu olho latino p
 Museu Olho Latino
 
Mezanino do Centro de Convenções "Victor Brecheret".
 
Visitação: de terça a sábado, das 09h às 17h.
 
Endereço: Al. Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Parque das Águas - Estância de Atibaia, SP.
 
Telefone: (11) 4412-3287

Conheça Atibaia
Última atualização:26/07/16
 
Museu Olho Latino expõe Xilogravura Popular

   

 Chegancça eneias santos
"Chagança" - gravura de Enéias Tavares Santos
 
 
O Museu Olho Latino apresenta a mostra Xilogravura Popular com obras do artista Enéias Tavares Santos, de 24 de fevereiro a 21 de março, no 1º andar do Fórum Cidadania, dando continuidade em sua agenda de exposições em Atibaia.

A mostra reúne 12 xilogravuras do álbum editado pela Funarte – Fundação Nacional – de Arte com a colaboração da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Sergipe em 1976. O álbum foi realizado como parte da Campanha da Defesa do Folclore Nacional. São gravuras que registram folguedos e fatos do folclore, como “Bumba – meu – boi” e Zabumba, este último é um conjunto musical formado por pífanos, bumbo e tambor. O Zabumba toca também para pedir chuva, nas procissões do interior, fazendo evoluções na frente do povo.
 
Guerreiro eneias tavares santos
"Guerreio" - gravura de Enéias Tavares Santos

No texto de apresentação do álbum, o jornalista e historiador Luiz Antonio Barreto observa que os fatos folclóricos reunidos nesta coleção dão a ideia exata do poder criador do artista, “tanto pela sensibilidade de quem lida com o povo, como pela técnica de gravação, uma das mais perfeitas que se conhece hoje no nordeste brasileiro”.
 
Eneias Tavares Santos
Enéias Tavares Santos (foto: divulgação)

Enéias Tavares dos Santos nasceu em Marechal Deodoro, Alagoas, no ano de 1931. Em 1947, na Bahia, tornou-se vendedor de folhetos. Seu primeiro poema foi escrito em 1953. Realizou também inúmeros trabalhos em xilogravura, entre os quais uma Via Sacra para a Galeria de Arte de Aracaju. Seus poemas versam, em geral, sobre moralidades, animais, casos extraordinários e aberrações, como “A discussão de dois matutos por causa de um jumento” e “A recompensa do diabo ou o castigo da falsidade”. Um de seus cordéis de maior vendagem foi “Carta de Satanás a Roberto Carlos”, tendo vendido cerca de cem mil folhetos na ocasião do sucesso da música “Quero que vá tudo para o inferno”, composta por Roberto Carlos e Erasmo Carlos em 1965.
 
Violeiros eneias tavares santos
"Violeiros" - gravura de Enéias Tavares Santos
 
Para o curador Paulo Cheida Sans “o Museu Olho Latino prima pela autenticidade da Arte Brasileira e expor a xilogravura popular é um modo de apresentar uma importante contribuição do Nordeste para a Arte Nacional”.
 

O Museu Olho Latino está realizando as exposições no espaço do 1º andar do Fórum Cidadania, enquanto aguarda o término da reforma do Centro de Convenções “Victor Brecheret”, onde tem o seu espaço expositivo. A mostra conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Eventos.
A exposição poderá ser visitada até 21 de março, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h no Fórum Cidadania na Av. Nove de Julho, 185, Centro, em Atibaia, SP.
 
Convite eneias tavares santos
(clique na imagem para ampliar)
 
Exposição: “Xilogravura Popular” – Álbum de xilogravuras do artista Enéias Tavares Santos, editado pela Funarte – Fundação Nacional de Arte com a colaboração da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Sergipe em 1976.
Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Período da mostra: 24 de fevereiro a 21 de março de 2014.
Local: 1º andar do Fórum Cidadania.
Horário de visitação: de segunda à sexta - feira, das 10h às 16h. Entrada gratuita.
Endereço: Av. Nove de Julho, 185, Centro, Atibaia, SP.
Realização: Museu Olho Latino.
Apoio: Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura de Atibaia.