Catálogo Digital

catalogo nacional gravura brasileira olho latino 2014

Para os artistas

Se você é um artista do Acervo Olho Latino e quer atualizar seus dados, contate-nos aqui.

Arlete Santarosa é licenciatura em Desenho pela Universidade de Caxias do Sul (1969) e tem presença marcante em atividades ligadas à cultura, integrando por várias vezes a direção do Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul. Criou e editou o boletim “Gravura em Notícia” desta entidade; de 2001 a 2005 e participou da diretoria da Chico Lisboa, gestão 2002/2003. Em Porto Alegre, coordenou dois grandes eventos interativos com o público: Em 2002-”Arte nos Trilhos” patrocinado pelo Ministério dos Transportes junto ao TRENSURB e em 2004, coordenou as oficinas de gravura do Santander Cultural, paralelas à mostra “Impressões-Panorama da Gravura Brasileira”...

Continue lendo

Integrou o Conselho Estadual de Cultura, como representante eleita do segmento de Artes Visuais, nos períodos de 2004/05 e 2006/07. Também no mesmo período foi conselheira do Museu de Arte Contemporânea do RS. Como artista plástica tem várias obras em acervos particulares e públicos, no Brasil e no exterior. Destacam-se o Acervo do Departamento de Artes Visuais da Universidade da Região de Joinville; Museu de Gravura Olho Latino de Campinas; Instituto de Cultura Portoriquenha-San Juan/Porto Rico e Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.
 
Fez várias exposiçõs individuais: destacando-se em 2007, no Centro Universitário UNIVATES de Lajeado, em 1999 na Galeria Domplein, em Utrecht, Holanda; e em 1992, no Saguão do Atelier Livre de Porto Alegre. Participou de inúmeras exposições coletivas, bienais e salões de gravura, destacando-se em 2008 a exposição “Hemisférios”, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, do Instituto de Artes da UFRGS; em 2006 a II Bienal Internacional Ceará de Gravura (artista convidada); em 2005 “Coleção 20 Anos” em comemoração aos 20 anos da Pinacoteca do Centro Cultural Inah Emil Martensen de Rio Grande/RS; em 2003 “Humanidades” na Galeria Tina Zappoli e a II Bienal Nacional de Gravura- Olho Latino no SESC São Paulo; em 1998 “RS Destaques sobre Papel, dentro do Projeto Rio Grande da Arte do Instituto de Artes Visuais do RS e em 1994 no 50º Salão Paranaense/Curitiba.
 
Teve cinco prêmios de Gravura, destacando-se o 1º Prêmio em Gravura no V Salão Latino-americano de Artes Plásticas , 16º Salão de Artes Plásticas Chico Lisboa, 10º Salão Câmara de Porto Alegre e 1º Prêmio em Gravura no 2º Salão FUNDARTE. Desde 2006 mantém o projeto “Diálogos Gravados”, em parceria com a artista plástica Lana Lanna, onde desenvolvem um permanente diálogo entre a xilogravura e a gravura em metal. O trabalho resultante participou de várias exposições pelo interior do RS e Brasil, tendo sido a última (2009) no MARCO- Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul. O projeto foi ainda indicado ao III Prêmio Açorianos de 2009, categoria Gravura, em Porto Alegre. Em 2010, foi realizada na Galeria La Photo, a exposição "Paisagem Ignorada", resultado da pesquisa de Arlete Santarosa e Marli Amado de Araújo sobre o Arroio Dilúvio, de Porto Alegre. Trinta convidados completaram a exposição com imagens fotografadas do arroio.

  

espiral arlete santarosa
 
 
Arlete Santarosa
Xilogravura
2003
 
obstaculos arlete santarosa
 
  
Arlete Santarosa
Xilogravura
1991

    

logo site proac p