II Bienal Internacional de Gravura - Olho Latino


        Amparo, SP, uma das cidades do Circuito da Águas, está ativando cada vez mais o seu cunho de cidade turística e de patrimônio cultural. Tanto é que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Turístico e Cultural vem se empenhando para que as atrações na cidade sejam mostradas de modo que cativem tanto seus habitantes como o turista de modo geral.
Assim, a Pinacoteca Municipal Dr. "Constâncio Cintra" mostra ao público a II Bienal Internacional de Gravura - Olho Latino, reforçando a participação da cidade como um pólo expoente na área cultural.
O Museu Olho Latino organizou o evento especialmente para a pinacoteca Municipal de Amparo.

Sobre o Evento

        A II Bienal Internacional de Gravura - Olho Latino - será inaugurada no próximo dia 05 às 1930 h permanecendo até 27 de outubro, na Pinacoteca Municipal Dr. "Constâncio Cintra", na Praça Pádua Salles, 174, Centro, em Amparo, SP.

        Com curadoria de Paulo Cheida Sans e organizada pelo Museu Olho Latino de Campinas, SP, a mostra reúne cerca de 70 obras de 48 artistas, representantes de 14 países.

        Para o curador, esta II Bienal tem tudo para repetir o êxito da primeira que foi realizada no Centro Cultural de Jaguariúna, em 2000. Afirma que a mostra está muito bem "equilibrada" contando com a participação de artistas que são considerados referências nesse tipo de arte em toda a parte do mundo, ao tempo em que novos valores emergentes também estão participando. Espera que a II Bienal possa revelar gravadores, como a artista residente em Amparo, Renata Pitarello, que está cursando Artes Visuais com ênfase em Design na PUC-Campinas.

        Quanto aos representantes brasileiros, o curador menciona como um dos destaques, as gravuras do artista paraibano Josafá de Orós, que muito bem representa a arte nacional, enfocando temas populares. Há também a participação dos artistas do Núcleo Olho Latino, que tem representantes do interior do Estado de São Paulo e do sul de Minas Gerais. São vários os destaques do grupo, como a Celina Carvalho, artista campineira que já participou de importantes exposições de gravura na Espanha, França e Inglaterra, a Youn Koh, artista coreana radicada em Campinas, que vem se destacando como importante escultora, que no momento está expondo individualmente no Centro de Convivência Cultural de Campinas, também está apresentando suas recentes gravuras. Outro gravador que merece destaque é Wallace M. de Medeiros, artista residente em Inconfidentes, MG, que participou de várias mostras importantes, como a Grabados & Gravuras, realizada na Universidade Laval, em Quebéc, no Canadá.

        Entre os participantes internacionais são vários os destaques, como a representação da Espanha, com as obras de Hilton Bastos e de Juan Manuel Zufiaur, a do México, com a participação de Manuel Ramírez Martinez e a da Argentina com Alicia Scavino.

        O evento apresenta as técnicas comumente consideradas como gravura: xilogravura, linogravura, serigrafia, litografia e gravura em metal.
Os países representados são: Argentina, Brasil, Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Cuba, Espanha, EUA, Hungria, Itália, México, Polônia e Suíça.

        A II Bienal Internacional de gravura - Olho Latino - é um mostra que merece ser vista, por ser, sem dúvida, uma bela representação da arte da gravura contemporânea.

Exposição: II Bienal Internacional de Gravura - Olho Latino
Inauguração: 05 de outubro às 19:30 h - Apresentação de Música Popular Brasileira com Duo Brisa.
Curadoria: Paulo Cheida Sans
Data da exposição: de 05 a 27de outubro de 2002.
Local: Pinacoteca Municipal Dr. "Constâncio Cintra"
Praça Pádua Sales, 174 - Centro - Amparo, SP.