Apresentação

     

Sede do Museu Olho Latino em Atibaia, SP.

  O nome Olho Latino surgiu de uma coletânea sobre arte, organizada por Paulo Cheida Sans, reunindo textos de professores de diversos países da América Latina, no ano de 1990. Incentivado com essa publicação de pequena tiragem, o prof. Paulo resolveu dar continuidade na atuação como editor e publicou a revista com o mesmo nome por alguns números.
Além disso, há tempos tinha a intenção de coordenar um núcleo de arte que fosse dinâmico e que atuasse no âmbito da arte contemporânea. Convidou artistas de Campinas e região a fim de compor uma equipe que comungasse de ideais em comum e que seus integrantes tivessem autonomia em suas criações.
       A primeira exposição em caráter experimental do Núcleo de Arte aconteceu em 1996, "Papel Latino" na Galeria da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília. Outras mostras aconteceram e a formação do Núcleo foi efetivada, contando com cerca de 30 integrantes entre artistas emergentes e veteranos na formação oficial em 2000. Embora amiúde, o nome Olho Latino estava surgindo como uma possibilidade de atuação alternativa cada vez mais forte.
       Outro aspecto que serviu de base para a existência de um Museu foi o histórico de realizações feitas por Paulo Cheida. Possuidor de um significativo currículo como artista plástico e curador, sobretudo, na área da gravura, e com a intenção de manter os eventos que idealizou ao longo de seu trabalho profissional, a existência de um Museu, mesmo que pequeno, certamente facilitaria a dar continuidade ao que fizera e a preservar o acervo conquistado.
       O Museu passou a existir em março de 2001, idealizado pelo casal de artistas, Celina Carvalho e Paulo Cheida Sans, que doaram gravuras de artistas de vários países para a consolidação do acervo Olho Latino.
       Atualmente, com uma coleção com mais de 1000 obras, o Museu Olho Latino encontra-se instalado provisoriamente num sobrado na cidade de Campinas, dispondo de escritório para o setor administrativo, área de montagem e organização das mostras, reserva técnica e ateliê para a realização de cursos. Não tem sede de exposições aberta ao público. Realiza mostras em parcerias com Instituições Culturais sem finalidades comerciais.
       O Museu tem como um dos principais objetivos divulgar e expandir a arte da gravura. Mostra o seu acervo de modo parcial em exposições itinerantes, como aconteceu com a "Xilo Internacional", realizada pelo Conjunto Cultural da Caixa em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, em 2002.
       Ativa também o Núcleo de Arte, formado por artistas radicados no interior do Estado de São Paulo, que participam de mostras temáticas abordando inúmeras possibilidades técnicas e expressivas no contexto contemporâneo.
Entre as realizações do Museu de Arte Contemporânea Olho Latino constam: "Bienal Nacional de Gravura"; "Bienal Internacional de Gravura"; "Grabados & Gravuras - Bienal Latino-Americana de Gravura" e "Bienal do Esquisito".

Museu Olho Latino
De segunda a sexta das 09:00 às 17:00.
Rua Dr. Oswaldo Urioste, 41 - Centro - Estância de Atibaia, SP.
CEP 12940-730