II Bienal Nacional de Gravura - Olho Latino

        A II Bienal Nacional de Gravura - Olho Latino será inaugurada no próximo dia 13, às 11 h no SESC Campinas e estará aberta à visitação até 28 de setembro.

        A II Bienal conta com a curadoria do prof. Paulo Cheida Sans da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, que convidou os artistas de vários locais do País para compor a mostra.

        Participam os seguintes convidados especiais, considerados nobres na história da arte brasileira: Antonio Henrique Amaral (SP), Estela Sandrini (PR), Luiz Aquila (RJ), Monica Barki (RJ), Raul Córdula (PE) e o artista radicado em Campinas, Bernardo Caro.

        Vários participantes estão entre os principais gravadores brasileiros, tais como: André de Miranda, Arlete Santarosa, Benno Pferscher, Eliane Santos Rocha, Mabel Fontana e Maria Tomaselli, que são membros do importante Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul. Participam também professores universitários na área de Artes, como Marcelo Frazão e Emílio Gonçalves, além de artistas que desenvolvem um trabalho em ateliê próprio, assim como atuam Paulo Villela, Lyria Palombini e Hilton Queiroz.

        Na ala de emergentes estão Laerte Ramos e Marcio de Castro. Artistas em plena ascensão que, certamente, marcarão presença entre os principais gravadores nacionais. Representando o projeto de extensão "Gravura Artística" da Faculdade de Artes Visuais - CLC - da PUC-Campinas participam Márcia Puntel, Maycon de A. Borges Chaves e Renato Munhoz. O Núcleo de Arte do Museu Olho Latino está representado pelos seguintes artistas: Alex Roch, Anelise Lenti, Euclides Sandoval, Glauco Panfiete Zia, Lisa França, Luiz Argento, Maria José Ieks, Márcio Zago, Maricel Fermoselli, Mônica Nardini, Raphael Pedretti Silva, Rosmary Silva, Wallace M. de Medeiros e Young Koh. Celina Carvalho e Paulo Cheida Sans são artistas vinculados ao Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul e Núcleo Olho Latino, sendo que este último coordena o projeto "Gravura Artística" da PUC-Campinas.

        Na questão técnica, a maioria das obras foi realizada mantendo a tradição ética da gravura. A Bienal está representada por xilogravuras, gravuras em metal, serigrafias e litografias. O evento também estimula a gravura em todas as suas manifestações, indicando novas possibilidades para a apreciação desta arte, assim como demonstram as obras de Laerte Ramos, como uma espécie de gravura interativa e a de Maycon Chaves, que por meio de sua xilogravura criou uma animação digital original.

        A II Bienal Nacional de Gravura - Olho Latino - representa boa parte da gravura feita no País, contendo 64 obras de 37 expositores de vários Estados.

        É uma ótima oportunidade para o público apreciar e conhecer essa arte, que é considerada "difícil" por causa do conhecimento técnico e habilidade que o gravador precisa ter para desenvolver suas obras.

Paulo Cheida Sans

Exposição: II Bienal Nacional de Gravura -Olho Latino
Abertura: 13 de setembro ás 11 h.
Exposição: de 14 a 28 de setembro.
Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Organização: Museu Olho Latino.
Realização: SESC Campinas.
Local: Espaço Múltiplo Uso - SESC Campinas
Endereço: R. Dom José I, 270 - Bonfim - Campinas, SP
Horário: terça a sexta, das 10h às 21 h / Sábados e domingos, das 10h às 17h.


Participam da mostra os seguintes artistas:

Convidados Especiais:

Antonio Henrique Amaral
Bernardo Caro
Estela Sandrini
Monica Barki
Raul Córdula
Luiz Aquila

Expositores:

André de Miranda
Alex Roch
Arlete Santarosa
Anelise Lenti
Benno Pferscher
Emílio Gonçalves
Eliane Santos Rocha
Celina Carvalho
Euclides Sandoval
Glauco Panfiete Zia
Hilton Queiroz
Laerte Ramos
Lisa França
Lyria Palombini
Luiz Argento
Mabel Fontana
Marcelo Frazão
Marcio de Castro
Maria José Ieks
Maria Tomaselli
Márcia Puntel
Márcio Zago
Maricel Fermoselli
Maycon de A. Borges Chaves
Mônica Nardini
Paulo Cheida Sans
Paulo Villela
Raphael Pedretti Silva
Renato Munhoz
Rosmary Silva
Wallace M. de Medeiros
Young Koh