Grabados & Gravuras
Aspectos da Gravura no Acervo Olho Latino

        A presente mostra é uma sinopse do acervo Olho Latino constituído nas exposições realizadas denominadas Grabados & Gravuras.
        A 1ª Grabados & Gravuras - Mostra Latino-Americana de Gravura - aconteceu na Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1991. Outras aconteceram depois em várias cidades, como na Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília, no Festival de Arte e Cultura de Corumbá realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e na Salle d' exposition - Pavillon Alphonse-Desjardins - da Universidade Laval, em Quebéc, Canadá. Nesta última, em 1998, a mostra recebeu premiação como "destaque" outorgado pela Universidade Laval. Apreciada de modo geral, recebeu elogios de especialistas e críticas positivas publicadas pela imprensa nas cidades onde acontecia.
        Dando seqüência às novas edições, tornou-se Bienal a partir de 1999, sendo realizada a V Grabados no SESC de Piracicaba, SP, a VI Grabados na Pinacoteca Municipal de Franca,SP, em 2001, e a VII na Galeria da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, SP, em 2003.
Essas mostras, de caráter não competitivo, serviram para vincular um pouco mais o relacionamento cultural entre os países irmãos. Contando com o apoio dos artistas expositores, muitas obras expostas foram doadas para o Acervo Olho Latino, que hoje, sem dúvida, na área da gravura, é um dos mais representativos do País.
        A constituição da atual mostra é um resumo das sete edições Grabados & Gravuras realizadas, contendo um pouco das obras expostas de cada uma. É uma mostra especial, feita exclusivamente para o Conjunto Cultural da Caixa.
Apresenta obras realizadas por gravadores consagrados. Participam 23 expositores, representando 10 países. Oferece um panorama dos procedimentos técnicos, mostrando xilogravuras, gravuras em metal, serigrafias, litografias e outros processos, além de assinalar importantes aspectos da gravura na América Latina, por meio das formas e temáticas abordadas. No geral, a mostra registra a significativa participação da gravura no contexto da arte contemporânea, situando a produção dessa arte como um pólo propulsor da arte latino-americana.

Paulo Cheida Sans
Curador
Acervo Olho Latino