Apresentação


       O Núcleo de Arte do Museu Olho Latino é um segmento importante para o incentivo e a produção artística de Campinas e região.
       A primeira mostra do grupo Olho Latino aconteceu na Galeria da Casa da Cultura da América Latina - UnB - em Brasília, em 1996. O Núcleo é formado por arte-educadores e tem exposto em várias cidades, destacando as participações nas Bienais do Esquisito realizadas no SESC-Campinas (2001 e 2003) e "Parábolas para o Século XXIII", exposta na Capela do Morumbi, em São Paulo (2005).
       Cada mostra do grupo exige uma produção artística específica para atender os objetivos propostos pelo curador. "Aforismos..." como temática é a expressão concisa de um pensamento ou advertência de cunho moral. Barreto Filho ao explanar sobre Machado de Assis lembrou que o escritor gostava de aforismos, ao repetir, com ligeiras variações, "o de que a morte é séria e não admite ironia".
       O tema proposto para a mostra serviu como "proposta" criativa para a realização de novas obras. Cada artista criou situações visuais baseadas em mensagens e indagações que refletem as possíveis problemáticas do mundo atual.
       O esquema de ação do Museu Olho Latino é único, não segue modelos e tem uma identidade marcante na apresentação de seus "feitos".
       Agradecemos ao Espaço Cultural Pirandello a oportunidade e o apoio na realização desta mostra, assim como às pessoas e apreciadores da arte que nos acompanham e nos dão estímulo para que continuemos seguindo nosso roteiro de convicções em favor da cultura.

Paulo Cheida Sans
Curador