Informativo Olho Latino
Cadastre seu e-mail aqui para receber o Informativo Olho Latino com novidades e atualizações.



Revista Olho Latino nº 30
Banner
Paulo Cheida Sans
Museu Olho Latino
museu olho latino p
 Museu Olho Latino
 
Mezanino do Centro de Convenções "Victor Brecheret".
 
Visitação: de terça a sábado, das 09h às 17h.
 
Endereço: Al. Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Parque das Águas - Estância de Atibaia, SP.
 
Telefone: (11) 4412-3287

Conheça Atibaia
Última atualização:26/07/16
 
Paulo Cheida Sans representa sua cidade na mostra
do Museu Itinerante Ultragaz
 
 
 Paulo Cheida Sans dando entrevista sobre sua participação.

 

O diretor e curador do Museu Olho Latino,  Paulo Cheida Sans, foi escolhido pela curadora Katia Canton para representar a cidade de Campinas na exposição “A Natureza das Pessoas” do projeto cultura “Museu Itinerante Ultragaz – a arte perto de você”.

Entre os dias 28 de março e 3 de abril, o projeto estará em Campinas,SP, no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes,  apresentando 40 reproduções de grandes obras de arte selecionadas cuidadosamente pela curadora Katia Canton. Os trabalhos apresentados são uma coletânea de pinturas, fotos e documentação de instalações espalhadas por grandes museus do mundo e mostram a visão de artistas nacionais e internacionais sobre a relação entre o ser humano e a natureza.

“Com a arte, podemos mostrar essas visões e provocar uma reflexão sobre nossas próprias responsabilidades perante a preservação da vida", explica a curadora e artista plástica Katia Canton, que possui diversos livros editados, é Docente e Curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e Livre-Docente em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Comunicação e Artes da USP.
Entre os artistas brasileiros que participam da exposição estão: Cândido Portinari, Lasar Segall, Manuel de Araújo, Araquém Alcântara, Tarsila do Amaral e Leda Catunda; dentre os artistas estrangeiros podemos citar Vincent Van Gogh, Edward Munch, Claude Monet, Paul Cézanne, entre outros.
O Museu Itinerante Ultragaz também valoriza a produção artística local, por isso convida dois artistas da comunidade para expor seus trabalhos compondo o hall de grandes artistas. Em Campinas, a exposição terá obras de Paulo Cheida Sans e Sylvia Furegatti.

Daniela Gentil, Gerente de Sustentabilidade da Ultragaz, destaca que este é mais um projeto inovador, que tem como foco aproximar a arte das comunidades. “O Museu Itinerante Ultragaz reforça ainda mais nosso compromisso social. Apoiar um projeto deste tamanho e com tantos objetivos em benefício da arte e da sociedade vai ao encontro da filosofia da empresa, que é criar valor para a comunidade e promover o desenvolvimento sustentável”, ressalta.

O projeto conta ainda com um programa de arte e educação voltado a estudantes de escolas da rede pública e oferece à Secretaria Municipal de Educação Livros de Estudos sobre o tema da exposição e as obras que a compõem, além de um Guia para que os professores possam trabalhar com os alunos o tema da exposição em sala de aula. Mediadores estarão disponíveis durante todo o período da exposição para receber os visitantes e especial atenção é dada a grupos escolares previamente agendados junto à Secretaria Municipal de Educação.

A preocupação da Ultragaz é reforçada pelas ações que a área de Sustentabilidade tem desenvolvido para levar cultura a crianças e jovens de classes menos favorecidas. Um exemplo disso é a carreta Ultragaz Cultural que, nos últimos anos, rodou o Brasil e esteve em mais de 40 cidades do País, 22 Estados, com sessões de cinema gratuitas, impactando diretamente 65 mil pessoas.

O Museu Itinerante Ultragaz é realizado com recursos privados obtidos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além disso, algumas parcerias foram estabelecidas para a realização deste trabalho, entre elas a da Prefeitura Municipal de Educação da Cidade de Campinas.

O projeto será montado em mais oito cidades de todas as regiões do País: Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Salvador (BA), Vitória (ES), Juiz de Fora (MG) e Canoas (RS).

 

Exposição: "A Natureza das Pessoas" - projeto Museu Itinerante Ultragaz
Período da mostra: 28 de março a 03 de abril de 2011.
Visitação: segunda: 14h às 21h/ terça a domingo: 8h às 21h.
Local: Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes – Galeria B
Endereço: Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí – Campinas, SP