Informativo Olho Latino
Cadastre seu e-mail aqui para receber o Informativo Olho Latino com novidades e atualizações.



Revista Olho Latino nº 30
Banner
Paulo Cheida Sans
Museu Olho Latino
museu olho latino p
 Museu Olho Latino
 
Mezanino do Centro de Convenções "Victor Brecheret".
 
Visitação: de terça a sábado, das 09h às 17h.
 
Endereço: Al. Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Parque das Águas - Estância de Atibaia, SP.
 
Telefone: (11) 4412-3287

Conheça Atibaia
Última atualização:26/07/16
 
O Museu Olho Latino expõe a instalação “Almas...”
de seu Grupo de Arte no Tênis Clube
 
  
 (clique para ampliar)
 
 

O Grupo de Arte do Museu Olho Latino expõe a instalação “Almas...” de 01 de setembro a 02 de outubro na Galeria do Tênis Clube de Campinas. A mostra será aberta no dia 01 de setembro, às 20h. A curadoria é de Paulo Cheida Sans

A instalação “Almas...” é composta por dez obras, feitas em xilogravura com carpete preto, povoadas por seres humanos e animais em grandes dimensões. A instalação foi apresentada na 5ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino em Atibaia e fez muito sucesso, sendo um dos destaques do evento. Participam da instalação as obras dos seguintes os artistas: Alex Roch, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Elika Ito, Lisa França, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Regiane Capp Couto Buccioli, Suely Arnaldo e Walcirlei Siqueira.

O grupo de artistas faz parte do setor de arte-educação do Museu Olho Latino, com sede em Atibaia. No entanto, a atuação do grupo atinge várias cidades. A primeira mostra desse grupo foi realizada na Galeria da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília, em 1996. A partir daí, o grupo já expôs em mais de 50 mostras realizadas em várias cidades, entre elas, São Paulo (SP), Recife (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG) e Jundiaí (SP), além de mostras no exterior, como em Lima, Peru, e La Paz, Bolívia.

Sobre as obras, Celina Carvalho, coordenadora adjunta do grupo, diz que “as partes soltas das gravuras oferecem inúmeros modos de apresentação e, em cada nova disposição das peças, a instalação oferece um resultado totalmente diferente”.

Embora o Olho Latino exista a mais tempo, como revista e atuação cultural, é considerado  2001 como  o ano de sua fundação como Museu. O Museu Olho Latino é especializado na arte da gravura e tem um acervo que o coloca entre os principais Museus internacionais do gênero. Contando com mais de mil obras de artistas de vários países em sua coleção, atualmente com sede na Estância de Atibaia, recebe um público aproximado de 5000 visitantes por mês. Tem parceria com a Secretaria de Cultura e Eventos daquela cidade e está situado num local nobre, no primeiro andar do Centro de Convenções “Victor Brecheret”.

Esta mostra no Tênis Clube é a primeira exposição comemorativa dos 10 anos de existência do Museu Olho Latino. Por ter sede administrativa na cidade de Campinas e por ter em seu Grupo de Arte artistas residentes na Região Metropolitana, o Museu pode ser considerado também como campineiro.

A realização da mostra é da Diretoria Cultural Tênis Clube e Museu Olho Latino e conta com o apoio de Luciana Casonatto Gourmet. A mostra estará exposta até 02 de outubro de 2011 no Tênis Clube localizado na Rua Cel. Quirino, 1346, Cambuí, em Campinas.

 

Exposição: “Almas...” - Instalação do Grupo Olho Latino.
Curadoria: Paulo Cheida Sans
Grupo Olho Latino: Alex Roch, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Elika Ito, Lisa França, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Regiane Capp Couto Buccioli, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira.
Abertura: 01 de setembro de 2011.
Período da mostra: 01 de setembro a 02 de outubro de 2011.
Local: Galeria de Arte do Tênis Clube de Campinas.
Endereço: Rua Cel. Quirino, 1346, Cambuí – Campinas, SP.
Realização: Museu Olho Latino e Diretoria Cultural Tênis Clube de Campinas.
Telefone: (19) 3721-6880.
Apoio: Luciana Casonatto Gourmet