Informativo Olho Latino
Cadastre seu e-mail aqui para receber o Informativo Olho Latino com novidades e atualizações.



Revista Olho Latino nº 30
Banner
Paulo Cheida Sans
Museu Olho Latino
museu olho latino p
 Museu Olho Latino
 
Mezanino do Centro de Convenções "Victor Brecheret".
 
Visitação: de terça a sábado, das 09h às 17h.
 
Endereço: Al. Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Parque das Águas - Estância de Atibaia, SP.
 
Telefone: (11) 4412-3287

Conheça Atibaia
Última atualização:26/07/16

Matilde Pérez (Chile)
sem título
Serigrafia
1996
 

Matilde Pérez Cerda nasceu em Santiago, Chile, em 1920 e hoje, aos 91 anos, continua trabalhando. É a principal expoente da arte cinética no Chile.

Começou sua formação artística em 1938, quando teve aulas com Peter Reszka. Em 1939 ingressou na Escola de Belas Artes, onde recebeu os ensinamentos dos mestres Pablo Caballero Burchard e Jorge.

Começou como pintora figurativa, intensificando a sua participação nas artes na década de 40. Mais tarde, ela aprendeu as técnicas da pintura mural com Laureano Guevara, uma especialidade que despertou o seu interesse na simplificação das formas. No início dos anos 50 fazia parte do Grupo dos Cinco e depois criou o Retângulo Grupo, que participou de modo fundamental para a expansão da abstração visual no Chile.

Matilde desenvolvia uma nova linguagem pautada no desenho sobre conceitos de ordem e geometria. Em 1960 ela foi premiada com uma bolsa de estudos pelo governo francês para estudar em Paris, oportunidade que lhe proporcionou ter aulas  com Bertholle Jean, um professor que aderiu ao informalismo.  Ocasião em que conheceu o trabalho e as idéias de Victor Vasarely, alterando fortemente sua pintura. Entrou em contato com o Groupe de Recherche d'Art visuel e recebeu os ensinamentos de Julio Le Parc.

  
Matilde Pérez
 

Matilde enfocava efeitos visuais com cores e formas abstratas e geométricas para criar a ilusão de movimento. A partir de 1970 incorporava em suas obras a eletricidade proporcionando o movimento real por peças e fontes de luz.

De 1970 a 1972 foi contratada pela Universidade do Chile para continuar suas pesquisas e seus estudos da arte cinética, em Paris.

Em 1974 foi nomeada professora pesquisadora da Arquitectura de la Universidad de Chile. No ano seguinte formou o Centro de Investigaciones Cinéticas en la Escuela de Diseño de la Universidad de Chile. Em 1984 foi professora de pintura do Instituto Cultural de Providencia.

Recebeu inúmeros prêmios e distinções.

 
texto de Paulo Cheida Sans

 

 
Documentário sobre a artista