Informativo Olho Latino
Cadastre seu e-mail aqui para receber o Informativo Olho Latino com novidades e atualizações.



Revista Olho Latino nº 30
Banner
Paulo Cheida Sans
Museu Olho Latino
museu olho latino p
 Museu Olho Latino
 
Mezanino do Centro de Convenções "Victor Brecheret".
 
Visitação: de terça a sábado, das 09h às 17h.
 
Endereço: Al. Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Parque das Águas - Estância de Atibaia, SP.
 
Telefone: (11) 4412-3287

Conheça Atibaia
Última atualização:26/07/16
 
Museu Olho Latino inicia as comemorações
 de seus 10 anos com a mostra Fragmentos

 

 

A mostra “Fragmentos”, composta por obras de Alicia Scavino, Luisa Reisner, Robert Koch, Viviana Sierra (Argentina); Fernando Torres (Equador); Katsunori Hamanishi (Japão); Ramon Carulla (Cuba) e Raúl Cattelani (Uruguai), que compõem parte do Acervo Olho Latino, está aberta ao público de 13 de setembro a 07 de outubro no Museu Olho Latino, mezanino do Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, em Atibaia, SP. A curadoria é do prof. Dr. Paulo Cheida Sans.

A exposição, que abre uma série de eventos em comemoração aos 10 anos do Museu Olho Latino, apresenta 16 obras entre xilogravuras, gravuras em metal e litografias com temáticas variadas, reunindo obras expressivas da carreira dos artistas e apresentando várias possibilidades técnicas.

Com curadoria de Paulo Cheida Sans, professor de gravura da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, a mostra reúne cerca de 100 obras do Acervo do Museu Olho Latino, que possui obras de importantes artistas, considerados referência nesse tipo de arte. “Muitos são professores universitários na área da gravura e premiados em importantes Bienais”, explica o curador.

 

O Museu:

“Fragmentos” é uma exposição que mostra parte das preciosidades de um Acervo constituído por mais de mil obras de vários países. O Acervo Olho Latino tem sido mostrado parcialmente em mostras importantes em várias cidades como Brasília, São Paulo, Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro e até no exterior, como aconteceu em Quebec, no Canadá.
 
Embora o Olho Latino exista há mais tempo, como revista e atuação cultural, é considerado 2001 como o ano de sua fundação como Museu. O Museu Olho Latino é especializado na arte da gravura e tem um acervo que o coloca entre os principais Museus internacionais do gênero. Atualmente, com sede na Estância de Atibaia, recebe um público aproximado de 5000 visitantes por mês. Tem parceria com a Secretaria de Cultura e Eventos daquela cidade e está situado num local nobre, no primeiro andar do Centro de Convenções “Victor Brecheret”.

 

Expositores:

Alicia Scavino (Argentina): recebeu cerca de 40 prêmios como os das Bienais no Japão, Estados Unidos e Polônia. Realizou 56 mostras individuais, além de ter representado seu país em 53 importantes mostras e bienais. Domina com maestria as técnicas da gravura, criando obras que registram uma figuração peculiar, harmonizando as cores e os claros e escuros, formando focos melancólicos, serenos e românticos. É uma artista de reconhecimento internacional muito querida pelos seus compatriotas argentinos, tendo ilustrado o livro sobre a vida de Diego Maradona e de muitas outras publicações. Alicia Scavino faleceu em 25 de fevereiro de 2006 e, desde então, tem recebido várias homenagens póstumas, como aconteceu no Museu Providencial em Huelva, na Argentina, com a mostra "Imagens da Alma".
 
Fernando Torres (Equador): nascido em 1952, expõe constantemente em seu país e em salões, bienais e trienais internacionais, como a Inter Grafic na Alemanha e a Bienal Latino-Americana de Gravura de San Juan, Porto Rico. Participou de muitos eventos importantes no Japão, Cuba, China, França, Estados Unidos e outros. Recebeu o “Prêmio Aquisição” de Gravura na Trienal Inter Grafik - Alemanha, em 1976. Suas serigrafias possuem um encanto místico, contendo cenas que parecem representar lendas, cujas figuras e animais se engendram num mundo de máscaras e utensílios repletos de magia.
 
Katsunori Hamanishi (Japão): considerado um dos principais gravadores do mundo. Recebeu inúmeras premiações, como na Grenchen Trienal Internacional, na Suíça, em 1982. Suas obras estão em importantes acervos, como o do Museu Metropolitano de Nova York e do Instituto de Arte de Chicago.
 
Luisa Reisner (Argentina): obteve cerca de 40 prêmios, destacando-se o "Gran Premio" no XVIII Concurso Internacional de Pintura, em Cannes, França e o "Primeiro Prêmio" no XXXI Salón Nacional de Grabado na Argentina. Foi membro titular da Academia de Ciências, Artes e Letras de Paris, França, e membro ativo do Museu Nacional de Gravura de Buenos Aires;
Luisa Reisner faleceu em 2000 e deixou um legado de conquistas. Suas paisagens em água-forte e água-tinta transmitem serenidade numa atmosfera de mistério.
Ramon Carulla (Cuba): nascido em 1938, autodidata, recebeu premiações na 6ª Bienal de San Juan Del Grabado Latinoamericano, Porto Rico, (1983), no Fourth Annual Pan American Art Exhibition, Miami, Florida, USA, (1972 / 73) e em muitos outros eventos. Foi agraciado com o prêmio "Melhor Artista", outorgado em 1965 pelo Ministério de Obras Públicas de Cuba. Suas obras estão espalhadas em significativos acervos, tais como: Museu de Arte Contemporânea de São Paulo; Museu de Arte Moderna da América Latina em Washington, EUA; Museu Tamayo no México e Fundação Juan Miró, Barcelona, Espanha. Suas gravuras, tanto as litografias como as calcográficas, mostram uma figuração expressiva, aliando pitadas do grotesco a muita ingenuidade, conseguindo com mestria mostrar o âmago das situações criadas.
   
Raúl Cattelani (Uruguai): integrante fundador do Grupo “La Cantera” junto a outros consagrados artistas, participou de inúmeras mostras e premiações, dentre elas: “Bienal de Técnicas Gráficas”, Roma; “Intergrafic 80” e “Frechen”, Alemania; Prêmio “Biella”, Itália, e “Fredreisktad”, Noruega.
Raúl Cattelani é um criador que faz da arte da gravura sua enaltecedora, gratificante e inspirada forma de expressão.
  
Robert Koch (Argentina): nascido em 1963, professor universitário, tem participado de numerosas exposições nacionais e internacionais. Participou de Bienais de Gravura de Porto Rico, México, França e Eslovênia. Premiado mais de 20 vezes, é detentor do Primeiro Prêmio de Gravura no Salão Nacional de Desenho e Gravura em 1991 e do Primeiro Prêmio de Gravura de Santa Fé, em 1995, ambos na Argentina. Suas gravuras são poéticas e singelas.
 
Viviana Sierra (Argentina): nascida em 1957, professora do Instituto Santa Ana de Belas Artes, tem participado de várias mostras em seu país e no exterior. Expôs na Irlanda, França, Polônia e Japão. Entre outros prêmios, recebeu "Menção de Gravura" na Small Graphic Forms de Lodz na Polônia. Apresenta gravuras em metal resultantes da combinação e articulação de matrizes de pequenos formatos, formando uma espécie de registros sagrados.
 
  

(clique para ampliar)

 

A mostra “Fragmentos” poderá ser visitada até 07 de outubro, de segunda a sábado, das 09 às 17h, na Al. Lucas Nogueira Garcez, 511, Parque das Águas, na Estância de Atibaia.

 

Exposição: “Fragmentos”.
Expositores: Alicia Scavino, Luisa Reisner, Robert Koch, Viviana Sierra (Argentina); Fernando Torres (Equador); Katsunori Hamanishi (Japão); Ramon Carulla (Cuba); Raúl Cattelani (Uruguai).
Período da mostra: 13 de setembro a 07 de outubro de 2011.
Visitação: de terça a sábado, das 09h às 17h.
Local: Museu Olho Latino (mezanino do Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”).
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 - Estância de Atibaia, SP.
Realização: Museu Olho Latino e Prefeitura Municipal da Estância de Atibaia.
Telefone: (11) 4412 7776.
Site: www.olholatino.com.br
Curadoria: Paulo Cheida Sans.
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.