Informativo Olho Latino
Cadastre seu e-mail aqui para receber o Informativo Olho Latino com novidades e atualizações.



Revista Olho Latino nº 30
Banner
Paulo Cheida Sans
Museu Olho Latino
museu olho latino p
 Museu Olho Latino
 
Mezanino do Centro de Convenções "Victor Brecheret".
 
Visitação: de terça a sábado, das 09h às 17h.
 
Endereço: Al. Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Parque das Águas - Estância de Atibaia, SP.
 
Telefone: (11) 4412-3287

Conheça Atibaia
Última atualização:26/07/16

Fronteras Nómades II

Brasil - Chile - Peru

 

Maricel Fermoselli 1_p
Young Koh 2_p
Marcia Santtos 1_p
Taia Vernalha 2_p
Vitor Carvalho_p
Alex Roch 1_p
Edson Beleza 1_p
Paulo Cheida Sans_p

O projeto cultural Fronteras Nómades surgiu como proposta artística para estudantes com o objetivo de alavancar a área da gravura, unindo a produção de obras de alunos da Pontifícia Universidade Católica do Peru e da Universidade Metropolitana de Ciências da Educação de Santiago, Chile, em 2009.

As exposições aconteceram naquele ano e a continuidade na realização da proposta foi uma conseqüência natural do êxito alcançado. Para a nova edição prevista no decorrer de 2012, houve a ampliação para as várias modalidades das artes visuais e o evento passou a se destinar a professores artistas. Além das duas Instituições de Ensino promotoras do evento, contando com as curadorias de Olga Flores (Peru) e Maria Elena Retamal (Chile), está participando como representante brasileiro o Museu Olho Latino, sediado em Atibaia, SP, responsável pela indicação da participação brasileira no evento, contando com a curadoria de Paulo Cheida Sans.

A diretora do Museu Olho Latino, Celina Carvalho, observa que a representação brasileira é composta por 15 artistas de várias Instituições de Ensino, entre elas estão alguns professores da FAAT - Faculdades Atibaia, SP, da PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP, e da UNISANTA – Universidade Santa Cecília de Santos, SP.

O tema da versão atual da Fronteras Nómades II é Interferencias territoriales- flujos artísticos, cuja mostra conta com a participação de mais de 50 artistas representantes do Chile, Peru e Brasil.

O Brasil está representado pelos seguintes professores artistas:

Alex Roch, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Edson Beleza, Elika Ito, Flávio Shimoda, Lisa França, Márcia Santtos, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Suely Arnaldo, Taia Vernalha, Vitor Carvalho, Walcirlei Siqueira e Young Koh.

A mostra Fronteras Nómades II se articula como um solo rico de trocas, propondo ao espectador uma viagem que estimula o movimento das linhas culturais para estabelecer um diálogo inclusivo e de colaboração participativa por meio de obras que representam a cultura de povos vizinhos, permeáveis em fluxos contínuos, sem fronteiras geográficas de exclusão e limites.

A primeira exposição aconteceu em janeiro de 2012 na sala Ana Cortés da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación em Santiago, capital chilena, e segue em itinerância para ser exposta durante o Encuentro Internacional  del Patrimonio que se realizará na segunda quinzena de fevereiro em Corral, cidade turística ao sul do Chile.

 

 
Vídeo que mostra a abertura da exposição "Fronteras Nómades II - Interferencias Territoriales: Flujos Artísticos" no Convento de Santo Domingo, em junho de 2012, em Cusco, Peru.

 

Videoarte de Walcirlei Siqueira em exibição
no projeto Fronteras Nómades II.