Informativo Olho Latino
Cadastre seu e-mail aqui para receber o Informativo Olho Latino com novidades e atualizações.



Revista Olho Latino nº 30
Banner
Paulo Cheida Sans
Museu Olho Latino
museu olho latino p
 Museu Olho Latino
 
Mezanino do Centro de Convenções "Victor Brecheret".
 
Visitação: de terça a sábado, das 09h às 17h.
 
Endereço: Al. Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Parque das Águas - Estância de Atibaia, SP.
 
Telefone: (11) 4412-3287

Conheça Atibaia
Última atualização:26/07/16

Grupo Olho Latino participa de intervenção
artística no MuBE em São Paulo

 

2
7
3
5
8
1
6
4
9

 

O Grupo Olho Latino composto por artistas de Campinas e região estará participando da mostra Vi[r]e]VER, que é uma intervenção de lambe-lambe com imagens expostas nas paredes externas do MuBE – Museu Brasileiro de Escultura em São Paulo. A mostra, aberta em 24 de novembro, fica em exposição até 26 de dezembro de 2012.

Lambe-lambe é uma espécie de pôster artístico que geralmente é colocado em espaço público. Pode ser feito de vários modos, pinturas com tintas diversas como guache, látex e também com o uso do spray, desenho, gravura e técnicas mistas. As imagens são feitas em papel que é colado, geralmente, com cola de polvilho ou farinha que é passada com uma brocha “lambendo” o pôster. Esse modo de passar a cola originou o nome de lambe-lambe.

O Grupo Olho Latino participa com cerca de 140 gravuras. O coordenador do grupo é o artista Paulo Cheida Sans, professor do Curso de Artes Visuais e extensionista da PUC-Campinas, com larga experiência em curadorias. Além dele, participam do grupo os seguintes artistas: Alex Roch, Cibele Marion Sisti, Celina Carvalho, Elika Ito, Flávia Bresil Palhares, Lisa França, Maricel Fermoselli, Regiane Capp Couto Buccioli, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira e Young Koh.

A primeira mostra desse grupo foi realizada na Galeria da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília, em 1996. A partir daí, o grupo manteve uma atuação intensa, já expondo em mais de 60 mostras realizadas em várias cidades, entre elas, São Paulo (SP), Recife (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Piracicaba (SP), Campinas (SP) e também no exterior, como em Lima, Peru; La Paz, Bolívia; e Santiago, Chile.

Além do Grupo Olho Latino estão participando mais seis equipes: Arte na Casa, Coletivo Água Branca, MPV crew, IMARGEM, 9POLAR e Stencil BR.

O evento está sendo coordenado pelos artistas Hélio Schonmann, Lúcia Neto e Paulo PT Barreto, integrantes do Coletivo Água Branca, que convidaram outros coletivos para fazerem cinco intervenções ao longo de um mês e meio.

De acordo com Hélio Schonmann, membro da comissão de coordenação da mostra e artista participante, a mostra resolve bem a questão da transferência da linguagem da arte urbana para dentro de um museu.

Alguns trechos do mural serão abertos à interação com o público, através de oficinas de lambe-lambe, realizadas em parceria com a ação educativa do MuBE. A entrada é gratuita e a intervenção pode ser visitada até 26 de dezembro no  MuBE - Museu Brasileiro da Escultura – na Av. Europa, 218, em São Paulo.

  

(clique na imagem para ampliar)

 

Exposição: Vi[r]e]VER intervenção lambe-lambe
Artistas participantes: Alex Muxi Costa, Alex Roch, Altina Felício, Bete Nobrega, Boné, Bruno Perê, Camilo Thomé, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Celso Gitahy, Élika Ito, Everaldo Costa, Flávia Bresil Palhares, Francisco Maringelli, Galo, Hélio Schonmann, Jonato Rodrigues, Kel, Lisa França, Lúcia Neto, Maria Pinto, Maricel Fermoselli, Matias “Espacial” Picón, Maura de Andrade, Mauro, Mundano, Oigres, Paulo Cheida Sans, Paulo PT Barreto, Paulo Camillo Penna, Pedro T. Maluf, Regiane Capp Couto Buccioli, Rodrigo Chã, Rodrigo Medeiros, Sergio Kon, Suely Arnaldo, Thiago Cervan, Thiago Vaz, Tiago Campos, Vivimaiz, Wellington Neri, Walcirlei Siqueira e Young Koh.
Coordenação do evento: Hélio Schonmann, Lúcia Neto e Paulo PT Barreto
Abertura: 24 de novembro, às 14h.
Período da mostra: 24 de novembro a 26 de dezembro de 2012.
Local: MuBE – Museu Brasileiro de Escultura.
Horário de visitação: Terça-feira a domingo, das 10h às 19h (Entrada gratuita).
Endereço: Av. Europa, 218. São Paulo
Informações: (11) 2594-2601 /  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.