Informativo Olho Latino
Cadastre seu e-mail aqui para receber o Informativo Olho Latino com novidades e atualizações.



Revista Olho Latino nº 30
Banner
Paulo Cheida Sans
Museu Olho Latino
museu olho latino p
 Museu Olho Latino
 
Mezanino do Centro de Convenções "Victor Brecheret".
 
Visitação: de terça a sábado, das 09h às 17h.
 
Endereço: Al. Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Parque das Águas - Estância de Atibaia, SP.
 
Telefone: (11) 4412-3287

Conheça Atibaia
Última atualização:26/07/16
 
Importantes artistas latinos expõem no Fórum Cidadania

 

JaiJusmanMe2
OrlanDasilvaMe2
CarullaMe
ConvA5C_p
PatLembMe
MarCrespoMe2

 

Uma verdadeira aula sobre a arte da gravura na América Latina está em exposição até 30 de agosto no espaço Fórum Cidadania, em Atibaia, SP. Trata-se da mostra “Vuelos Exuberantes” que integra o evento 10º Grabados e Gravuras, mostrando obras de artistas representantes de 06 países da América Latina.

Entre os destaques da mostra está a obra de Orlando Dasilva, artista considerado um dos principais pesquisadores da gravura brasileira. Nasceu em Porto, Portugal, e veio para o Brasil aos nove anos. Lecionou gravura no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, na década de 1950, e depois teve uma atuação intensa em Curitiba, a partir dos anos 70, onde foi curador de exposições importantes. Faleceu no ano passado, aos 89 anos.

Outro destaque é a artista chilena consagrada Patricia Figueroa Lembach que morreu aos 61 anos em 2010. Em sua trajetória artística conquistou várias premiações, como o primeiro prêmio recebido na VII Bienal Internacional de Valparaíso no Chile, em 1985. Representou o seu país na XIX Bienal Internacional de São Paulo em 1987 entre tantas outras participações importantes.

 


Confira a matéria que a TV Mantiqueira fez sobre a mostra.
 

A mostra conta também com a participação do artista cubano Ramón Carulla, que tem obras de sua autoria em importantes acervos em diversos países, como no Museu de Arte Contemporânea Latino-Americana em Nova York e no Museu Rufino Tamayo no México. Artistas consagrados formam esta exposição expressiva da arte da gravura contemporânea: Marta Teti (Argentina); Ana Barroso Calle, Jaime Guzmán, John Fernando Crespo Montoya, Max Aruquipa, Rafael Madonado (Bolívia); Marlene Crespo, Orlando Dasilva (Brasil); Patricia Figueroa Lembach, Lisi Fox (Chile); Ramón Carulla (Cuba); Xossé de Sade (México).

A exposição “Vuelos Exuberantes” tem o apoio da Secretaria de Cultura e Eventos e é a quarta mostra que integra o Festival 10º Grabados e Gravuras, coordenado pelo Museu Olho Latino e com a curadoria de Paulo Cheida Sans. Outra mostra pertencente ao evento, “Nuevos Horizontes” está acontecendo concomitantemente na Biblioteca da FAAT Faculdades, contando também com a participação de importantes artistas. As duas exposições mostram um rico panorama da arte latino-americana reunindo inúmeras possibilidades técnicas da arte da gravura, como a xilogravura, a calcogravura, a serigrafia, a litografia e outras.

A primeira exposição “Grabados e Gravuras” foi realizada em Campinas em 1991 e as demais edições foram apresentadas em mais de 50 mostras em várias cidades como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, além de Quebec, no Canadá. O evento é um festival da arte da gravura latina e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Programa de Ação Cultural de 2012.
É uma excelente oportunidade para se conhecer a arte da gravura. A exposição poderá ser visitada até 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h no Fórum Cidadania na Av. Nove de Julho, 185, Centro, em Atibaia, SP.

  
ConvA5C p
(clique na imagem para ampliar)
 
 
Exposição: “Vuelos Exuberantes” – mostra do 10º Grabados & Gravuras.
Expositores: Marta Teti (Argentina); Ana Barroso Calle, Jaime Guzmán, John Fernando Crespo Montoya, Max Aruquipa, Rafael Madonado (Bolívia); Marlene Crespo, Orlando Dasilva (Brasil); Patricia Figueroa Lembach, Lisi Fox (Chile); Ramón Carulla (Cuba); Xossé de Sade (México).
Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Período da mostra: 15 de julho a 16 de agosto de 2013. (Prorrogado até 30 de agosto de 2013)
Local: Fórum Cidadania
Horário de visitação: de segunda à sexta - feira, das 10h às 16h (Entrada gratuita).
Endereço: Av. Nove de Julho, 185, Centro, Atibaia, SP.
Apoio: projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural de 2012.