Núcleo de Arte Olho Latino

        A intenção do professor Paulo Cheida Sans coordenar um núcleo de arte que fosse dinâmico nasceu no início da década de 90. Entretanto, o primeiro momento efetivo foi por meio de uma exposição temática proposta para artistas convidados, entre veteranos e emergentes, em 1996. Depois, outras mostras aconteceram. Contudo, a formação oficial do Núcleo de Arte Olho Latino nos moldes atuais aconteceu contando com cerca de 30 participantes, em 2000.
        Alguns artistas foram convidados diretamente, outros participaram de curso experimental a fim de entender a proposta de atuação do Núcleo. As reuniões passaram a ser sistemáticas, consolidando o esquema de planejamento para as mostras do grupo.
        O Núcleo é formado, na maioria, por artistas residentes em Campinas (SP) e região. Conta com a coordenação e curadoria de Paulo Cheida Sans e organização de Celina Carvalho. Congrega artistas que acreditam na efetiva formação do Museu Olho Latino, como pólo propulsor da arte contemporânea e da valorização da arte da gravura.
        Entre tantas mostras realizadas pelo Núcleo, vale conferir as Bienais do Esquisito, onde os artistas integrantes apresentaram obras e performances, caracterizando a marca de trabalho do Museu Olho Latino.