Paulo Cheida Sans está entre as personalidades homenageadas no 6º Festival Gastronômico
Paulo Cheida Sans e o chef francês Sébastien Laurent Michaut.
O Green House Gourmet Restaurante escolheu homenagear Paulo Cheida Sans com um menu baseado nas obras do artista plástico no 6º Festival Gastronômico de Campinas e Região. Além de Cheida, Santos Dumont, Carlos Gomes, Luciano do Valle, Adoniran Barbosa, Hércules Florence, Tarsila do Amaral, Bernardo Caro, dentre outras personalidades, estão sendo homenageadas pelos mais de 30 restaurantes participantes.
O evento, que acontece de 20 de julho a 17 de agosto com o tema “Ler, Comer & Viver”, é realizado pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau e tem como proposta inspirar chefs e parceiros a pensar a gastronomia em função de personalidades da região que se destacaram no campo das artes, da música e do esporte.
Filet "Paulo Cheida Sans".
O Green House Gourmet Restaurante escolheu Paulo Cheida Sans como homenageado e, a partir das predileções gastronômicas do artista e da análise de suas obras, o Restaurante Internacional sob o comando do renomado chef francês Sébastien Laurent Michaut criou o seguinte menu especial:
Couvert: Homus com pão Sírio, folhadinhos de gergelim e flor de sal.
Entrada: Salada de Esfiha de siri e camarões ao manjericão e queijo parmesão.
Prato Principal: Filé mignon em crosta de macadâmia, Charuto de champignons e carne seca, risoto “Maitre D’hotel” e molho de sálvia fresca.
Sobremesa: Creme Brulée de Baunilha com ameixas caramelizadas ao vinho de chá de Laranja.
Para o artista homenageado Paulo Cheida Sans, o “prato” nasceu para ficar. Cheida acredita que a escolha do cardápio demonstra a grande experiência de criação gastronômica e sensibilidade peculiar do chef Laurent. Continua: “ser homenageado pelo Green House Gourmet Restaurante é um privilégio e um grande incentivo cultural”.
Pintura de Paulo Cheida Sans.
Durante o 6º Festival Gastronômico os clientes que optarem pelo cardápio completo “Paulo Cheida Sans”, composto por entrada, prato principal e sobremesa, pagará o preço promocional de R$ 49,90 por pessoa. No local estará acontecendo a exposição de pinturas do artista homenageado. O Green House Gourmet Restaurante está localizado na Rodovia Engenheiro Ermenio de Oliveira Penteado, Km 56,5 - Bairro Itaici, Indaiatuba, SP. Funciona de segunda a quinta das 12h às 15h e de sexta e sábado das 12h às 15h e das 19h às 23h. É um restaurante muito aconchegante. Vale a pena conferir e saborear!
Sobre o homenageado:
Paulo Cheida Sans se destaca pela versatilidade cultural que vem desempenhando em sua carreira artística. A sua produção abrange várias modalidades das artes visuais. Cheida é desenhista, gravador, pintor, escultor, lida com materiais diversos em suas instalações. Suas obras enfocam o ser humano em suas angústias e esperanças com um estilo inconfundível e um
modo autêntico de expressão e criação. Representou o Brasil várias vezes em Bienais internacionais, principalmente na área da gravura. Além de artista é um dos principais promotores culturais do país. Como curador realizou exposições
internacionais no Brasil e no exterior.
Iniciou a sua carreira, ainda menino, em meados da década de 60, tendo participado em mais de 500 mostras no Brasil e exterior. Recebeu 41 prêmios em Salões de Artes, sendo três no exterior, em Portugal, Estados Unidos e França. Suas obras estão inseridas em importantes acervos em vários países, tais como: Embaixada do Brasil em Ottawa, Canadá; Cooperativa de Atividades Artísticas Árvore, em Porto, Portugal; Museu Nacional de Belas Artes, em Santiago, Chile; Casa das Américas, em Havana, Cuba; Casa de Humor e Sátira, em Gabrovo, Bulgária; e Museu Pohjanmaan, em Vasa, Finlândia. No Brasil, está representado, entre outros, nos acervos do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em Curitiba; Museu de Arte de Brasília e acervo da Caixa Econômica Federal.
Paulo Cheida é doutor em Artes pela Unicamp e professor do Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas. Fundou o Museu Olho Latino, em Atibaia, SP, especializado em Gravura e é autor de vários livros.
Fragmento (p. 40) da reportagem “Sabor que enaltece o talento” de Érica
Araium publicada na Revista Metrópole (Campinas, SP) de 13/07/14.
Araium publicada na Revista Metrópole (Campinas, SP) de 13/07/14.
Exposição: “Pinturas” de Paulo Cheida Sans. O artista está sendo homenageado pelo Green House Gourmet Restaurante, Indaiatuba, SP, com um menu especial baseado em suas obras criado pelo pelo chef francês Sébastien Laurent Michaut., durante o 6º Festival Gastronômico de Campinas e Região. O artista mostra suas obras no local.
Período da mostra: de 21 de julho a 17 de agosto de 2014.
Visitação no horário de funcionamento do restaurante: Funciona de segunda a quinta das 12h às 15h e de sexta e sábado das 12h às 15h e das 19h às 23h. O cardápio completo “Paulo Cheida Sans” custa R$ 49,90 por pessoa. A visitação à exposição é gratuita.
Local: Green House Gourmet Restaurante.
Endereço: Rodovia Engenheiro Ermenio de Oliveira Penteado, Km 56,5 - Bairro Itaici, Indaiatuba, SP.
Informações: (19) 99139-2079.
Paulo Cheida Sans participa do Projeto SP Parade Copa e convida artistas jovens
A equipe pintou a escultura de uma chuteira gigante.
O artista plástico Paulo Cheida Sans, professor do Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas e curador do Museu Olho Latino, é um dos quatro artistas convidados pela curadora Iracema Salgado, coordenadora dos museus municipais de Campinas, para pintar uma das quatro esculturas, feitas em fibra de vidro, enviadas pelo governo estadual referente à mostra SP Parade.
Este projeto é uma exposição de esculturas personalizadas em técnicas de artes plásticas com o objetivo de incentivar o turismo, criar um ambiente festivo na cidade e integrar a comunidade através de uma atividade artística.
Paulo Cheida Sans.
Para Cheida, coube customizar, pintar e grafitar uma chuteira medindo 1,50 m alt. x 0,60 m larg. x 3 m de comprimento e pesando cerca de 30 quilos. O artista preferiu realizar a pintura na peça juntamente com uma equipe de trabalho a fim de valorizar jovens artistas.
As imagens pintadas na chuteira mostram cenas futebolísticas de jogadores e torcida em meio a artifícios criativos como elo entre os povos. Como o Brasil é a sede da Copa, Cheida optou em realizar uma obra que pudesse ser apreciada por todos, independe do país de origem.
Vista parcial da obra.
Paulo Cheida convidou os seguintes artistas para compor sua equipe de trabalho: Alex Costa, Diogo Cristo Coró, Gabriel Neftali, Fabiano Carriero, Jediel Oliveira, Larissa Leite, Leonardo Camargo, Matheus Reis e Tiago Rego.
A chuteira gigante pintada sob o comando de Paulo Cheida está no jardim em frente ao Museu de Arte Contemporânea de Campinas – MACC – na Av. Benjamin Constant, 1633, Centro, em Campinas.
As outras três peças foram customizadas por Elvis da Silva, que também pintou uma chuteira, fixada no Balão do Castelo; Rogério Pedro, que ficou responsável pela bola presente no Centro de Convivência Cultural; e Angelo Moai, que pintou outra bola na Avenida Ayrton Senna (no canteiro central, entre os estádios do Guarani e da Ponte Preta).
As esculturas pintadas estarão em exposição pública até o dia 15 de julho. A atividade e as mostras em locais públicos são realização da Secretaria Municipal de Cultura e do Departamento de Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Informativo:
Obra pública: “Chuteira da Copa” – Paulo Cheida Sans e convidados. A escultura faz parte do projeto SP Parade, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e do Departamento de Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Curadoria: Iracema Salgado.
Equipe: Paulo Cheida e convidados: Alex Costa, Diogo Cristo Coró, Gabriel Neftali , Fabiano Carriero, Jediel Oliveira, Larissa Leite, Leonardo Camargo, Matheus Reis e Tiago Rego.
Período da mostra: de 07 de junho a 15 de julho de 2014.
Visitação: em praça pública.
Local: Jardim em frente ao Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC).
Endereço: Av. Benjamin Constant, 1633, Centro – Campinas, SP.
Paulo Cheida Sans expõe pinturas e gravuras no Espaço Cultual Unesp em São PauloPintura de Paulo Cheida Sans.
O artista Paulo Cheida Sans inaugura, dia 27 de maio, a mostra 'Remitências', na Reitoria da Unesp. A atividade se insere no Projeto 15x15, parceria entre a Unesp, por intermédio de seu Comitê de Artes e Cultura ligada à Pró-reitoria de Extensão Universitária, e a Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo. A exposição reúne pinturas e gravuras.
Nas palavras do curador Oscar D'Ambrosio, membro da Associação Internacional de Críticos de Arte, na arte de Paulo Cheida “existe uma refinada ironia, um certo humor à inglesa que permite uma constante reinvenção estética, poética e imagética”. Acrescenta: “Os seres que o artista nos oferece são humanos em sua essência, embora complexos em sua natureza. Vivem em grupos, mas são essencialmente sós”. Paulo Cheida iniciou a sua carreira, ainda menino, em meados da década de 60, tendo participado em mais de 500 mostras no Brasil e exterior. Recebeu 41 prêmios em Salões de Artes, sendo três no exterior, em Portugal, Estados Unidos e França. Suas obras estão inseridas em importantes acervos em vários países, tais como: Embaixada do Brasil em Ottawa, Canadá; Cooperativa de Atividades Artísticas Árvore, em Porto, Portugal; Museu Nacional de Belas Artes, em Santiago, Chile; Casa das Américas, em Havana, Cuba; Casa de Humor e Sátira, em Gabrovo, Bulgária; e Museu Pohjanmaan, em Vasa, Finlândia. No Brasil, está representado, entre outros, nos acervos do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em Curitiba; Museu de Arte de Brasília e acervo da Caixa Econômica Federal. (clique no convite para ampliar)
Paulo Cheida é doutor em Artes pela Unicamp e professor do Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas. Fundou o Museu Olho Latino, em Atibaia, SP, especializado em Gravura. É autor de vários livros. A mostra “Remitências” acontece de 27 de maio a 09 de junho, no Espaço Cultural Unesp, situado na Rua Quirino de Andrade, 215, Centro, em São Paulo. Exposição: “Remitências” – Pinturas e gravuras de Paulo Cheida Sans.
A mostra faz parte do projeto 15X15, parceria entre a Unesp e a APAP - Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo. Curadoria: Oscar D'Ambrosio. Período da mostra: de 27 de maio a 09 de junho de 2014. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h, exceto feriados. Entrada franca. Local: Espaço Cultural da Reitoria da Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Endereço: Rua Quirino de Andrade, 215, Centro - São Paulo, SP. Novo membro da Academia de Letras, Ciências e Artes das Forças ArmadasO prof. Dr. Paulo Cheida Sans, artista-curador e diretor do Museu Olho Latino, é o mais novo membro da Academia Campineira de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas. Confira o vídeo parcial da 5ª Edição do programa "Fique Ligado", da TV PUC-Campinas, exibido em 16 de abril de 2014, que realizou uma entrevista com Cheida.
Sobre o artista:
Paulo Cheida Sans é artista plástico, curador e professor. Fundou, juntamente com sua esposa também artista plástica, Celina Carvalho, o Museu Olho Latino.
Como artista plástico, Cheida já recebeu mais de quarenta prêmios em Salões de Arte e outras tantas distinções, inclusive o título de Comendador que lhe fora outorgado na década de 80. Premiado nos Estados Unidos, França e Portugal, tem se destacado na área cultural como artista plástico, curador, agente cultural e filósofo da arte. Participou de importantes Bienais de Gravura no Japão, Finlândia, Egito, Polônia, Porto Rico e em muitos outros países.
Obras de sua autoria estão inseridas em importantes acervos no Brasil e no exterior, como no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - São Paulo, SP; Museu de Arte de Santa Catarina - Florianópolis, SC; Museu de Arte de Brasília - Brasília, DF; Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, PR; Centre of Fine Arts -- Nehal, Egito; Université Laval - Québec, Canadá; Tama Art University - Tóquio, Japão; Casa de Las Américas - La Habana, Cuba; Casa de Humor e Sátira - Gabrovo, Bulgária e Museu Nacional de Belas Artes - Santiago, Chile.
Além de artista plástico, Cheida também é autor de vários livros, como "Pedagogia do Desenho Infantil" (Alínea), "Fundamentos para o Ensino das Artes Plásticas" (Alínea), "A Criança e o Artista" (Papirus); e organizador de outros, como "Gravura: Contexto Atual" (Arte Ed.) e "Coletânea de Arte e Cultura da América Latina" (Olho Latino).
|